fbpx

Blog

Apoio ao Professor Ensino Básico Sem categoria

A Língua Portuguesa em nossas vidas

No dia 5 de maio comemoramos o Dia da Língua Portuguesa que é o terceiro idioma mais falado no ocidente e a sexta língua com mais falantes em todo o mundo.

É o idioma oficial em Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, na região de Goa na Índia, em Macau na China e no Brasil, somando quase 220 milhões de pessoas ao todo.

A Língua merece nosso carinho e atenção, pois a comunicação é algo necessário e presente em nossas vidas, seja no choro do bebê quando está com fome ou nos desenhos dos homens das cavernas.

 

Como surgiu a língua portuguesa

O latim é a mãe da língua portuguesa. Esse idioma era predominante na região de Roma há milhares de anos. O primeiro marco para o surgimento da língua portuguesa ocorre no século II a.C. quando os romanos dominaram a região da Península Ibérica — local que abrange Portugal, Espanha, um pedaço da França e outras áreas.

O contato do Latim com as línguas desses outros povos resultou em mudanças e diferenciações, originando assim diversos idiomas.

O latim clássico era usado pelos ricos e instruídos, pessoas cultas na sociedade, enquanto o latim vulgar (introduzido pelos romanos) era falado pela maioria do povo comum.

Com isso, criaram-se novos dialetos até que a língua portuguesa fosse constituída, sendo usada em toda a faixa da península ibérica.

 

As mudanças do idioma acompanham a cultura

Até hoje, o idioma está em constante mudança e aos poucos passa por alterações. Além dos sotaques característicos de cada região, existem os termos coloquiais e as gírias.

Com a globalização e popularização das redes sociais, se tornou comum a adoção de termos em inglês na nossa comunicação, principalmente pelos jovens e adolescentes.

Ainda assim é importante lembrar que a língua portuguesa é riquíssima de sinônimos e palavras com sonoridade e impacto.

 

A necessidade de constante aprendizado

Muito embora a Língua Portuguesa tenha sua estrutura gramatical bem consolidada, se torna necessário e importante o constante aprendizado da língua para a melhoria da comunicação entre pessoas.

O mundo está mudando rapidamente e a comunicação se tornou peça-chave para atrair a atenção e expor suas ideias.

Na sala de aula, por exemplo, conseguimos perceber o quanto de atenção atraímos quando usamos um determinado estilo de oratória.

O IMEP possui diversos cursos que contribuem para a melhoria contínua do educador, contribuindo para sua evolução funcional.

O Instituto Multidisciplinar de Educação Profissional (IMEP) surgiu da experiência dos seus fundadores na área da Educação como Professor, Coordenador e Diretor na rede pública e particular de ensino.

Com esta vasta experiência, e identificando a carência de cursos de qualidade que capacitem adequadamente os profissionais de educação, surgiu o IMEP EDUCACIONAL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *