fbpx

Blog

Especialização Extra Curricular Online Learning Pós Graduação

A Mudança na Cultura de aprendizagem

Podemos observar uma grande mudança na cultura de aprendizagem desencadeada por diversos fatores, um deles e mais recente foi a pandemia do novo coronavírus.

A educação linear a qual estamos submetidos há muitos anos já não parece mais fazer sentido, uma vez que o mundo mudou e a forma de aprender, por se tratar de uma cultura, também se altera com essa mudança.

Podemos observar a busca por cursos nem sempre relacionados a carreira para a qual o indivíduo optou. Esses interesses diversos vem do estímulo da informação e do desejo de ampliar o nosso conhecimento, seja por desenvolvimento pessoal, curiosidade ou lazer.

Dessa forma, podemos encontrar, por exemplo, engenheiros interessados em cursos de comunicação ou psicologia, por sentirem a necessidade de se expressar melhor e liderar equipes.

O curso de Engenharia forma engenheiros, porém a vontade de liderar melhor, de se comunicar melhor e entender o comportamento da sua equipe, parte do interesse de cada indivíduo.

Construindo a aprendizagem

Foi com Piaget e Kant que aprendemos que nada do que conhecemos se apresenta na realidade como um produto acabado pronto para consumir.

Partindo desse princípio podemos dizer que: para cada descoberta, para cada transmissão dessa descoberta, para cada aprendizagem e concepção de realidade que formamos, sempre há um projeto de construção envolvido. 

Portanto, tudo o que conhecemos passou por um processo de compreensão, de aprendizagem, e essa por sua vez, também foi construída.

Os teóricos do construtivismo defendem que aprendizagem é a construção do conhecimento e por essa razão deveríamos nos interessar mais pela forma como cada cultura constrói seu conhecimento.

Se você é educador, provavelmente tem se perguntado se a forma de ensinar está coerente com a mudança na cultura da aprendizagem.

A aprendizagem não é linear.

Aprendemos coisas novas a cada dia e a cada momento, alguns aprendizados nos transformam e outros apenas nos divertem, ainda assim podemos dizer que temos uma capacidade infinita de aprendizagem e que cabe a cada um de nós estimular essa habilidade.

Aqui no Imep podemos observar isso frequentemente. 

Já recebemos professores de história matriculados no curso Psicologia dos Contos de Fada, engenheiros interessados no curso sobre Museus, História e Cultura e psicólogos que se interessam em Direito Educacional.

Todos esses conhecimentos adquiridos serão absorvidos por cada indivíduo de acordo com seu modelo de aprendizagem e serão transmitidos, por sua vez, da maneira como cada um aprendeu.

A mudança na cultura de aprendizagem é constante

Como educadores nos preocupamos frequentemente em entender os processos de aprendizagem e buscamos maneiras eficientes e interessantes de transmitir o conhecimento. 

Foi dessa forma que construímos o IMEP, para que ele possa contribuir para a construção de uma cultura de aprendizagem multidisciplinar e não linear.

Onde cada indivíduo encontre informação de qualidade e possa ser um agente de transformação no mundo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *