As Atividades com Parlendas fazem a interação dos alunos. Podemos realizar diversas dinâmicas com as parlendas, desde leituras e escritas até atividades físicas.
Também é possível adaptar para as aulas on-line, tornando a aula engraçada e divertida.
O que são Parlendas:
As Parlendas são um excelente recurso pedagógico. São rimas infantis que divertem as crianças, ao mesmo tempo que trabalham com a memorização e a fixação de alguns conceitos.
Além disso, as atividades com parlendas servem como sistemas educativos que fazem parte da literatura popular oral e do folclore brasileiro.
Características das Parlendas
As parlendas são transmitidas oralmente de geração em geração e, portanto, não possuem um autor específico.
O aspecto regional também é uma grande influência, por conta disso, também podem existir versões regionalizadas para uma mesma parlenda.
De acordo com a composição, normalmente seus versos são de cinco ou seis sílabas ritmadas para serem declamadas.
A temática desses versos é bem ampla e variada, são utilizadas em situações e contextos diferentes. Podem educar, divertir ou acalmar as crianças.
Parlendas Educativas
As Parlendas com intuito de ensinar ou educar as crianças podem conter números e ideias, por exemplo:
“Um, dois, feijão com arroz,
Três, quatro, feijão no prato,
“Cinco, seis, falar inglês,
Sete, oito, comer biscoito,
Nove, dez, comer pastéis.”
Outro tipo de parlenda muito conhecido é o trava-línguas – textos que utilizam palavras ou sons muito próximos juntos e que quando dito de maneira rápida são difíceis de pronunciar.
Um exemplo de trava-línguas que está bombando nas redes sociais é:
“A filha da Xuxa se chama Sacha, A Sacha gosta de sushi de xuxu.”
Têm também exemplos folclóricos como:
“Num ninho de mafagafos há sete mafagafinhos, quando a mafagafa gafa, gafam os sete mafagafinhos.”
Uma dica de atividade é incentivar os alunos a criarem trava-línguas!
Memorização e Sequenciamento
Com as Parlendas também é possível trabalhar a memorização, como já falamos, e alguns ensinamentos sociais como o sentido de hierarquia e de consequência.
Tem uma parlenda que traz isso como característica muito presente, contribuindo para que a criança entenda uma sequência divertida de fatos.
“Cadê o toucinho que estava aqui?
O gato comeu.
Cadê o gato?
Foi pro mato.
Cadê o mato?
O fogo queimou.
Cadê o fogo?
A água apagou.
Cadê a água?
O boi bebeu.
Cadê o boi?
Foi carregar trigo.
Cadê o trigo?
A galinha espalhou.
Cadê a galinha?
Foi botar ovo.
Cadê o ovo?
O frade comeu.
Cadê o frade?
Tá no convento.”
Parlendas para aula on-line
Diversas parlendas podem ser utilizadas em suas aulas on-line, algumas podem ajudar a atrair a tenção da criançada, como por exemplo:
(nome do aluno) roubou pão na casa do João
Quem eu?
Sim você
Eu não
Então quem foi?
(Outro nome é falado) e a brincadeira continua.
Outra dica e fazer seus alunos declamarem uma parlenda usando emoções, por exemplo:
Declamar “batatinha quando nasce” como se estivesse gargalhando, depois como se estivesse muito triste, depois como se estivesse com raiva, e depois como se estivesse com sono e por aí vai!
Seus alunos vão se divertir e aprender!