Pós-graduação

Alfabetização e Letramento

Gratuito
78394964
  • Habilitação: Alfabetização e Letramento
  • Modalidade: Presencial
  • Instituição: Faculdade Casa Branca – FACAB
  • Credenciamento: Portaria MEC nº 1.578, de 28/10/1999, publicada no D.O.U. de 03/11/1999.
  • Carga horária total: 420 Horas
  • Modalidade: Presencial

 

Objetivo

Oferecer aos alunos e profissionais interessados no assunto, subsídios para a alfabetização em um contexto amplo, desenvolvendo-se estudos referentes aos processos de ensino e de aprendizagem na alfabetização, preparando os egressos para serem facilitadores do processo de alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos.

Público-Alvo

Direcionado aos graduados nas diversas áreas ligadas à Educação e demais profissionais portadores de diploma de curso superior devidamente credenciado, que pretendam se aprofundar nos assuntos ligados a Alfabetização e Letramento, para trabalhar de forma crítica, ética e reflexiva, em prol de uma educação de qualidade para todos os cidadãos e do bem-estar da sociedade como um todo.

Investimento*

Pós EAD: R$200,00 + 12x R$99,00

Pós EAD + 4 Extensões**: R$200,00 + 12x R$109,00

Pós Presencial + 4 Extensões**: R$200,00 + 12x R$129,00

* Valor pago até o vencimento
** 2 extensões de 120h e 2 de 45h

 

Eu li e concordo com os termos de contrato do curso

  • Alfabetização Matemática

    36 Horas - Estudo do processo de aquisição do conceito de número. Letramento e produção do conhecimento matemático. Aspectos teóricos e metodológicos da educação matemática.

    Nenhum item nessa sessão
  • Alfabetização de Jovens e Adultos

    36 Horas - Fundamentos filosóficos e sócio históricos da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Políticas públicas e o Núcleo de EJA Vertentes que norteiam a EJA. A prática docente e a formação de professores de EJA. Experiências exitosas em EJA.

    Nenhum item nessa sessão
  • Avaliação da Aprendizagem na Alfabetização

    36 Horas - Concepções de avaliações. Princípios e pressupostos, funções, características e modalidades da avaliação. A avaliação do processo de ensino e de aprendizagem na fase da alfabetização. Relações essenciais entre conteúdos, procedimentos de ensino e avaliação.

    Nenhum item nessa sessão
  • Dificuldades de Aprendizagem de Leitura e Escrita

    36 Horas - O que são as dificuldades de aprendizagem. O que causa as dificuldades de aprendizagem. Tipos básicos em leitura e escrita. Sinais de alerta em casa e na escola. Dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita. Conceituação. Fatores etiológicos. Modelos. Diagnóstico e intervenção.

    Nenhum item nessa sessão
  • Educação Inclusiva, Alfabetização e Letramento

    36 Horas - A educação especial no Brasil, Políticas públicas de inclusão. Fundamentos do ensino inclusivo na fase da alfabetização. Currículo e inclusão. Alfabetização e letramento das pessoas com necessidades especiais. LIBRAS. Legislação da educação inclusiva.

    Nenhum item nessa sessão
  • Práticas Pedagógicas: Avaliação da Aprendizagem

    36 Horas - Fundamentos teóricos e práticos para elaboração, organização e implementação de propostas curriculares. Práticas pedagógicas: Projetos de Alfabetização. O currículo como instrumento pedagógico de construção e reconstrução dos saberes. O processo de ensinar e aprender: prática docente.

    Nenhum item nessa sessão
  • Didática do Ensino Superior

    36 Horas - Pressupostos e características da didática. O contexto da prática pedagógica. A construção de uma proposta de ensino/aprendizagem. O trabalho didático e o comprometimento com a totalidade do processo educativo. Sistematização do conteúdo e formas de construção do conhecimento. Tendências pedagógicas no processo de ensinar e aprender: prática docente. Planejamento de ensino: conceito, características, tipos, elementos estruturais-objetos, conteúdo, procedimentos e avaliação.

    Nenhum item nessa sessão
  • Psicologia da Aprendizagem

    36 Horas - Ensino e aprendizagem na Universidade. Criatividade na sala de aula. A importância de fatores motivacionais. Elementos do processo ensino-aprendizagem com adultos. A pesquisa psicológica na aprendizagem de adultos. Mecanismos Psicológicos da Aprendizagem e o processo de informações. As principais teorias da aprendizagem.

    Nenhum item nessa sessão
  • Metodologia da Pesquisa

    36 Horas - Pesquisa cientifica: conceito científico de pesquisa, ética e tipos de pesquisa. Projeto de pesquisa: elementos, projeto bibliográfico. Escolha e análise de tema. Procedimentos para coleta de dados; organização, apresentação, análise e interpretação de dados; Referências; Regras e normas para apresentação de trabalhos científicos.

    Nenhum item nessa sessão
  • Antropologia

    36 Horas - As correntes do pensamento antropológico no que diz respeito à descrição, interpretação e análise das formas de organização social dos agrupamentos humanos. As correntes do pensamento antropológico no que diz respeito à descrição, interpretação e análise das formas de organização social dos agrupamentos humanos. Os debates que marcaram a trajetória da disciplina e as noções-chave da Antropologia Social. Oscilação das abordagens entre o funcionalismo, estrutura e o processo como instrumentos analíticos para compreender as dinâmicas sociais na experiência humana. Conceitos de parentesco, trocas materiais e simbólicas, constituição social da pessoa, pensamento simbólico, mito e ritual, permanência e mudança. As noções de alteridade e etnocentrismo, a formação de representações e identidades sociais, os encontros inter-culturais. Apresentação da Antropologia como ciência do “outro” e introdução ao método etnográfico.

    Nenhum item nessa sessão

Instrutor