Alfabetização e Letramento
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Alfabetização Matemática
36 Horas - Estudo do processo de aquisição do conceito de número. Letramento e produção do conhecimento matemático. Aspectos teóricos e metodológicos da educação matemática.
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Alfabetização de Jovens e Adultos
36 Horas - Fundamentos filosóficos e sócio históricos da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Políticas públicas e o Núcleo de EJA Vertentes que norteiam a EJA. A prática docente e a formação de professores de EJA. Experiências exitosas em EJA.
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Avaliação da Aprendizagem na Alfabetização
36 Horas - Concepções de avaliações. Princípios e pressupostos, funções, características e modalidades da avaliação. A avaliação do processo de ensino e de aprendizagem na fase da alfabetização. Relações essenciais entre conteúdos, procedimentos de ensino e avaliação.
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Dificuldades de Aprendizagem de Leitura e Escrita
36 Horas - O que são as dificuldades de aprendizagem. O que causa as dificuldades de aprendizagem. Tipos básicos em leitura e escrita. Sinais de alerta em casa e na escola. Dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita. Conceituação. Fatores etiológicos. Modelos. Diagnóstico e intervenção.
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Educação Inclusiva, Alfabetização e Letramento
36 Horas - A educação especial no Brasil, Políticas públicas de inclusão. Fundamentos do ensino inclusivo na fase da alfabetização. Currículo e inclusão. Alfabetização e letramento das pessoas com necessidades especiais. LIBRAS. Legislação da educação inclusiva.
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Práticas Pedagógicas: Avaliação da Aprendizagem
36 Horas - Fundamentos teóricos e práticos para elaboração, organização e implementação de propostas curriculares. Práticas pedagógicas: Projetos de Alfabetização. O currículo como instrumento pedagógico de construção e reconstrução dos saberes. O processo de ensinar e aprender: prática docente.
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Didática do Ensino Superior
36 Horas - Pressupostos e características da didática. O contexto da prática pedagógica. A construção de uma proposta de ensino/aprendizagem. O trabalho didático e o comprometimento com a totalidade do processo educativo. Sistematização do conteúdo e formas de construção do conhecimento. Tendências pedagógicas no processo de ensinar e aprender: prática docente. Planejamento de ensino: conceito, características, tipos, elementos estruturais-objetos, conteúdo, procedimentos e avaliação.
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Psicologia da Aprendizagem
36 Horas - Ensino e aprendizagem na Universidade. Criatividade na sala de aula. A importância de fatores motivacionais. Elementos do processo ensino-aprendizagem com adultos. A pesquisa psicológica na aprendizagem de adultos. Mecanismos Psicológicos da Aprendizagem e o processo de informações. As principais teorias da aprendizagem.
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Metodologia da Pesquisa
36 Horas - Pesquisa cientifica: conceito científico de pesquisa, ética e tipos de pesquisa. Projeto de pesquisa: elementos, projeto bibliográfico. Escolha e análise de tema. Procedimentos para coleta de dados; organização, apresentação, análise e interpretação de dados; Referências; Regras e normas para apresentação de trabalhos científicos.
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Antropologia
36 Horas - As correntes do pensamento antropológico no que diz respeito à descrição, interpretação e análise das formas de organização social dos agrupamentos humanos. As correntes do pensamento antropológico no que diz respeito à descrição, interpretação e análise das formas de organização social dos agrupamentos humanos. Os debates que marcaram a trajetória da disciplina e as noções-chave da Antropologia Social. Oscilação das abordagens entre o funcionalismo, estrutura e o processo como instrumentos analíticos para compreender as dinâmicas sociais na experiência humana. Conceitos de parentesco, trocas materiais e simbólicas, constituição social da pessoa, pensamento simbólico, mito e ritual, permanência e mudança. As noções de alteridade e etnocentrismo, a formação de representações e identidades sociais, os encontros inter-culturais. Apresentação da Antropologia como ciência do “outro” e introdução ao método etnográfico.