Aprendizagem Emocional: Aspectos Neurobiológicos
Metodologia da Pesquisa Científica
30 Horas - Introdução aos conceitos básicos da metodologia científica. Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas, Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. As formas de conhecimento. Tipos de pesquisa. Classificações da pesquisa com base em seus objetivos e nos procedimentos técnicos utilizados. Elementos constitutivos do projeto de pesquisa. Diretrizes para a elaboração da monografia científica.
Bioética nas Neurociências
40 Horas - Introdução à Ética, Ética Aplicada e Bioética. Ética na pesquisa científica. Utilização de animais na pesquisa experimental. Pesquisa em seres humanos. Ética e ciência e tecnologia. Documentos internacionais, nacionais e legislação atual. Comitês de Ética e CONEP: atribuições e regulamentação.
Bases do Funcionamento do Sistema Nervoso
40 Horas - A presente disciplina busca, por meio de aulas expositivas aprofundar o conhecimento sobre os mecanismos celulares de funcionamento do sistema nervoso, descrevendo a estrutura, a organização e a função integrada dos componentes do neurônio e das células gliais.
Introdução à Neuroanatomia
40 Horas - A disciplina aborda morfofuncionalmente o sistema nervoso central e periférico humano: meninges do SNC, nervos espinais e medula espinal, romboencéfalo, cerebelo, mesencéfalo, diencéfalo e telencéfalo; nervos cranianos; sistema ventricular e líquor; sistema nervoso autônomo e vascularização arterial e venosa do sistema nervoso.
Neurobiologia da Emoção e da Aprendizagem
40 Horas - Bases neurobiológicas das emoções Abordagem da neuroanatomia e neurofisiologia do Sistema Límbico, unidade responsável pelas emoções e pela gênese do comportamento social, funções do aprendizado e da memória.
Bases Neurais da Motivação e da Recompensa
40 Horas - Áreas neurais associadas à motivação. Papel do hipotálamo em processos motivacionais. Influência da motivação na eficácia do aprendizado e na consolidação de memórias. Estudo das emoções consideradas mais “primitivas” como prazer e recompensa e punição e suas relações com o funcionamento cerebral.
Processamento da Alegria e da Recompensa
40 Horas - Indução da alegria e ativação de estruturas cerebrais específicas. Estudo das bases neurais do processamento da recompensa no encéfalo. Anatomia e fisiologia do circuito da recompensa e sua relação com comportamentos adictos.
Raiva, Medo e Estresse no Contexto Educacional
40 Horas - Anatomia e fisiologia das estruturas envolvidas com o processamento da raiva no encéfalo. Conceito e tipos de estresse no contexto educacional. Respostas fisiológicas envolvidas na reação de luta ou fuga. Estudo das bases neurais do processamento do medo no encéfalo e o papel das estruturas cerebrais como a amigdala na formação dessas emoções.
Tristeza e Depressão
40 Horas - Anatomia e fisiologia das estruturas envolvidas com o processamento da tristeza no encéfalo. Conceito de Depressão. Processos neuropatológicos envolvidos no desenvolvimento da depressão. Envolvimento dos sistemas de neurotransmissão do encéfalo.
Fundamentos Neurais da Aprendizagem
40 Horas - Aprendizado de procedimentos; modelos de aprendizado em vertebrados, as bases moleculares da memória de longo prazo e curto prazo. Concepções de inteligência. Aprendizagem emocional.
Memória Emocional e Aprendizagem
40 Horas - Mecanismos neurofisiológicos da memória Conceitos fundamentais e avaliação comportamental da memória; consolidação da memória; modelos em invertebrados; mecanismos, neuroquímica, modulação e neuroanatomia funcional da memória; extinção e reconsolidação. Discussão de aspectos da memória emocional e sua influência no aprendizado.