Pós-graduação

Aprendizagem Emocional: Aspectos Neurobiológicos

Gratuito
14
  • Habilitação: Aprendizagem Emocional: Aspectos Neurobiológicos
  • Modalidade: Pós-graduação lato sensu
  • Instituição: Faculdade Casa Branca – FACAB
  • Credenciamento: Portaria MEC nº 1.578, de 28/10/1999, publicada no D.O.U. de 03/11/1999.
  • Carga horária total: 420 Horas
  • Modalidade: Presencial

Objetivo

Especializar profissionais para que compreendam os mecanismos neurobiológicos envolvidos nas emoções e identificar a relação dos processos emocionais com o sistema nervoso autônomo e no controle neurovegetativo. O curso objetiva ainda elucidar e discutir a interferência dos aspectos emocionais no processo de aprendizagem proporcionando uma melhor atuação de profissionais da saúde e educação ao elaborarem ações e práticas educativas mais eficazes em prol de alunos e pacientes com dificuldades de aprendizagem.

 

Público-Alvo

Graduados nas áreas da educação e da saúde e demais profissionais portadores de diploma de curso superior reconhecido, com interesse em estudar as questões que envolvem aspectos neurobiológicos das emoções e aprendizagem emocional.

 

Metodologia

O curso será oferecido para turmas com média de 40 alunos cada uma. Para a realização das aulas, além das técnicas tradicionais de ensino, o aluno terá a oportunidade de aprender com utilização de recursos tecnológicos como projetores, “Data Show”, microcomputadores e softwares educacionais. Através de aulas dinâmicas e voltadas estritamente para a prática profissional, os alunos aprenderão por meio das interações professor-aluno e aluno-aluno.

Investimento*

Pós EAD: R$200,00 + 12x R$99,00

Pós EAD + 4 Extensões**: R$200,00 + 12x R$109,00

Pós Presencial + 4 Extensões**: R$200,00 + 12x R$129,00

* Valor pago até o vencimento
** 2 extensões de 120h e 2 de 45h

 

Eu li e concordo com os termos de contrato do curso

  • Metodologia da Pesquisa Científica

    30 Horas - Introdução aos conceitos básicos da metodologia científica. Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas, Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. As formas de conhecimento. Tipos de pesquisa. Classificações da pesquisa com base em seus objetivos e nos procedimentos técnicos utilizados. Elementos constitutivos do projeto de pesquisa. Diretrizes para a elaboração da monografia científica.

    Nenhum item nessa sessão
  • Bioética nas Neurociências

    40 Horas - Introdução à Ética, Ética Aplicada e Bioética. Ética na pesquisa científica. Utilização de animais na pesquisa experimental. Pesquisa em seres humanos. Ética e ciência e tecnologia. Documentos internacionais, nacionais e legislação atual. Comitês de Ética e CONEP: atribuições e regulamentação.

    Nenhum item nessa sessão
  • Bases do Funcionamento do Sistema Nervoso

    40 Horas - A presente disciplina busca, por meio de aulas expositivas aprofundar o conhecimento sobre os mecanismos celulares de funcionamento do sistema nervoso, descrevendo a estrutura, a organização e a função integrada dos componentes do neurônio e das células gliais.

    Nenhum item nessa sessão
  • Introdução à Neuroanatomia

    40 Horas - A disciplina aborda morfofuncionalmente o sistema nervoso central e periférico humano: meninges do SNC, nervos espinais e medula espinal, romboencéfalo, cerebelo, mesencéfalo, diencéfalo e telencéfalo; nervos cranianos; sistema ventricular e líquor; sistema nervoso autônomo e vascularização arterial e venosa do sistema nervoso.

    Nenhum item nessa sessão
  • Neurobiologia da Emoção e da Aprendizagem

    40 Horas - Bases neurobiológicas das emoções Abordagem da neuroanatomia e neurofisiologia do Sistema Límbico, unidade responsável pelas emoções e pela gênese do comportamento social, funções do aprendizado e da memória.

    Nenhum item nessa sessão
  • Bases Neurais da Motivação e da Recompensa

    40 Horas - Áreas neurais associadas à motivação. Papel do hipotálamo em processos motivacionais. Influência da motivação na eficácia do aprendizado e na consolidação de memórias. Estudo das emoções consideradas mais “primitivas” como prazer e recompensa e punição e suas relações com o funcionamento cerebral.

    Nenhum item nessa sessão
  • Processamento da Alegria e da Recompensa

    40 Horas - Indução da alegria e ativação de estruturas cerebrais específicas. Estudo das bases neurais do processamento da recompensa no encéfalo. Anatomia e fisiologia do circuito da recompensa e sua relação com comportamentos adictos.

    Nenhum item nessa sessão
  • Raiva, Medo e Estresse no Contexto Educacional

    40 Horas - Anatomia e fisiologia das estruturas envolvidas com o processamento da raiva no encéfalo. Conceito e tipos de estresse no contexto educacional. Respostas fisiológicas envolvidas na reação de luta ou fuga. Estudo das bases neurais do processamento do medo no encéfalo e o papel das estruturas cerebrais como a amigdala na formação dessas emoções.

    Nenhum item nessa sessão
  • Tristeza e Depressão

    40 Horas - Anatomia e fisiologia das estruturas envolvidas com o processamento da tristeza no encéfalo. Conceito de Depressão. Processos neuropatológicos envolvidos no desenvolvimento da depressão. Envolvimento dos sistemas de neurotransmissão do encéfalo.

    Nenhum item nessa sessão
  • Fundamentos Neurais da Aprendizagem

    40 Horas - Aprendizado de procedimentos; modelos de aprendizado em vertebrados, as bases moleculares da memória de longo prazo e curto prazo. Concepções de inteligência. Aprendizagem emocional.

    Nenhum item nessa sessão
  • Memória Emocional e Aprendizagem

    40 Horas - Mecanismos neurofisiológicos da memória Conceitos fundamentais e avaliação comportamental da memória; consolidação da memória; modelos em invertebrados; mecanismos, neuroquímica, modulação e neuroanatomia funcional da memória; extinção e reconsolidação. Discussão de aspectos da memória emocional e sua influência no aprendizado.

    Nenhum item nessa sessão

Instrutor