Pós-graduação

Arte e Musicalidade na Educação

Gratuito
Pós-Graduação-em-Arte-e-Musicalidade-na-Educação-1000×560
  • Habilitação: Arte e Musicalidade na Educação
  • Modalidade: Pós-graduação lato sensu
  • Instituição: Faculdade Casa Branca – FACAB
  • Credenciamento: Portaria MEC nº 1.578, de 28/10/1999, publicada no D.O.U. de 03/11/1999.
  • Carga horária total: 420 Horas
  • Fundamentação Legal: Resolução CNE/CES Nº 01, de 08 de junho de 2007.
  • Modalidade: Presencial

Objetivos

Fomentar a reflexão sobre a importância da musicalidade e das artes nos processos educativos, com foco específico para o contexto educacional, especializando professores e demais profissionais para atuarem de forma crítica e autônoma nos espaços de aprendizagem, fazendo uso dos conceitos e colocando em prática as teorias das artes e da musicalidade para a melhoria constante dos processos de ensino e de aprendizagem.

 

Público-Alvo

Profissionais da área da Educação e outros interessados no assunto, portadores de diploma de curso superior devidamente reconhecido.

Investimento*

Pós EAD: R$200,00 + 12x R$99,00

Pós EAD + 4 Extensões**: R$200,00 + 12x R$119,00

Pós Presencial + 4 Extensões**: R$200,00 + 12x R$149,00

Pós EAD + 4 Extensões** + 3 Publicações de Artigo: R$200,00 + 12x R$159,00

* Valor pago até o vencimento
** 2 extensões de 120h e 2 de 45h

 

Eu li e concordo com os termos de contrato do curso

  • Ensino Arteterapia

    36 Horas - Conceitos e fundamentos de Arte-terapia. Arte-terapia: Aspectos históricos. Expressão simbólica e criatividade. Diferentes modalidades de expressões artísticas e suas correlações com o contexto escolar. Arte e subjetividade.

    Nenhum item nessa sessão
  • Artes Visuais e Música

    36 Horas - Artes visuais: aspectos teóricos. Seminários de pesquisa em utilização da música no ensino de artes visuais. Relações interdisciplinares entre música e artes visuais. Processos tecnológicos e cognitivos para o desenvolvimento de arte interativa.

    Nenhum item nessa sessão
  • Música como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem

    36 Horas - Possibilidades de atuação do professor com a utilização da música como apoio às estratégias de ensino. Didática e musicalidade. Utilização da música nos espaços educativos: avanços e retrocessos. Atividades musicais e construção do conhecimento.

    Nenhum item nessa sessão
  • A Influência da Musicalidade do Ensino Infantil

    36 Horas - As relações entre a música e o currículo da educação básica. Contribuições do ensino da música para o desenvolvimento dos alunos na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio. Musicalidade e socialização.

    Nenhum item nessa sessão
  • Música na Diversidade e na Inclusão

    36 Horas - Evolução histórica da Educação Inclusiva. Aspectos conceituais sobre necessidades educacionais especiais. Trabalho musical para crianças com necessidades especiais. Música como ferramenta de inclusão de alunos com necessidades especiais.

    Nenhum item nessa sessão
  • Educação Inclusiva, Arte e Educação

    36 Horas - Evolução histórica da Educação Inclusiva. Considerações sobre transtornos do desenvolvimento e necessidades educacionais especiais. Políticas públicas e legislação. Educação e sociedade Inclusiva. Acessibilidade. A pessoa com necessidades educacionais especiais e o mundo do trabalho.

    Nenhum item nessa sessão
  • Didática do Ensino Superior

    36 Horas - Pressupostos e características da didática. O contexto da prática pedagógica. A construção de uma proposta de ensino/aprendizagem. O trabalho didático e o comprometimento com a totalidade do processo educativo. Sistematização do conteúdo e formas de construção do conhecimento. Tendências pedagógicas no processo de ensinar e aprender: prática docente. Planejamento de ensino: conceito, características, tipos, elementos estruturais-objetos, conteúdo, procedimentos e avaliação. | Bibliografia Básica: GADOTTI, Moacir e Romão, José E. (org.). Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. São Paulo: Cortez, 2000.; LIBÂNEO, J. C. Didática. Editora Contexto, São Paulo, 2006; ___________. Tendências pedagógicas na prática escolar. Democratização da escola pública; a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 6ª ed., São Paulo, Loyola, 1984. LUCKESI, CIPRIANO CARLOS. Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e Proposições. 18o edição, São Paulo, Ed. Cortez, 2006.; MASETTO, Marcos Tarciso. Didática - Aula como centro, São Paulo: FTD, 1996.

    Nenhum item nessa sessão
  • Psicologia da Aprendizagem

    36 Horas - Ensino e aprendizagem na Universidade. Criatividade na sala de aula. A importância de fatores motivacionais. Elementos do processo ensino-aprendizagem com adultos. A pesquisa psicológica na aprendizagem de adultos. Mecanismos Psicológicos da Aprendizagem e o processo de informações. As principais teorias da aprendizagem. | Bibliografia Básica: ANASTASIOU, L; ALVES, L. (orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho docente em aula. 6 ed. Joinville: Univille, 2006. ANTUNES, Celso. Trabalhando habilidades: construindo ideias. São Paulo: Scipione, 2001.; ____________. Novas maneiras de ensinar, novas maneiras de aprender. Porto Alegre: Artmed, 2002. MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus Editorial, 2003a. ______________ (org.). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998. 112p. MORIN, E. Os desafios da complexidade. In: MORIN, E. (Org.). A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. MORIN, E. Educação e Complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortês, 2009.

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  • Metodologia da Pesquisa

    36 Horas - Pesquisa cientifica: conceito científico de pesquisa, ética e tipos de pesquisa. Projeto de pesquisa: elementos, projeto bibliográfico. Escolha e análise de tema. Procedimentos para coleta de dados; organização, apresentação, análise e interpretação de dados; Referências; Regras e normas para apresentação de trabalhos científicos. | Bibliografia Básica: KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 26. Ed. Petrópolis: Vozes, 2009. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo, SP: Atlas, 1991. 270 p. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 13. ed. São Paulo: Cortez, 1986. 237 p. TEBEROSKY, A. Aprendendo a escrever: perspectivas psicológicas e implicações educacionais. São Paulo: Ática, 2002.

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  • Antropologia

    36 Horas - As correntes do pensamento antropológico no que diz respeito à descrição, interpretação e análise das formas de organização social dos agrupamentos humanos. As correntes do pensamento antropológico no que diz respeito à descrição, interpretação e análise das formas de organização social dos agrupamentos humanos. Os debates que marcaram a trajetória da disciplina e as noções-chave da Antropologia Social. Oscilação das abordagens entre o funcionalismo, estrutura e o processo como instrumentos analíticos para compreender as dinâmicas sociais na experiência humana. Conceitos de parentesco, trocas materiais e simbólicas, constituição social da pessoa, pensamento simbólico, mito e ritual, permanência e mudança. As noções de alteridade e etnocentrismo, a formação de representações e identidades sociais, os encontros interculturais. Apresentação da Antropologia como ciência do “outro” e introdução ao método etnográfico.

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Instrutor