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Educação

Arte e Musicalidade na Educação

Gratuito
Arte e Musicalidade na Educação
  • Habilitação: Arte e Musicalidade na Educação
  • Modalidade: Pós-graduação lato sensu
  • Carga horária total: 420 Horas
  • Fundamentação Legal: Resolução CNE/CES Nº 01, de 08 de junho de 2007.
  • Modalidade: Presencial

Fomentar a reflexão sobre a importância da musicalidade e das artes nos processos educativos, com foco específico para o contexto educacional, especializando professores e demais profissionais para atuarem de forma crítica e autônoma nos espaços de aprendizagem, fazendo uso dos conceitos e colocando em prática as teorias das artes e da musicalidade para a melhoria constante dos processos de ensino e de aprendizagem.

Profissionais da área da Educação e outros interessados no assunto, portadores de diploma de curso superior devidamente reconhecido.

Arte e musicalidade na educação


Artes visuais e música – A relevância da música no processo educativo


Fundamentos da educação e arte-terapia em educação


Música como ferramenta de ensino e aprendizagem


Educação inclusiva – Musicalidade e Diversidade


A Neurociência e a música

Pós Graduação com 4 Extensões Universitárias: 12x R$99,99* no Boleto ou cartão

Matricula: R$200,00**

* Valor pago até o vencimento
** Pagamento no ato da matrícula (Site)

 

  • Ensino Arteterapia

    36 Horas - Conceitos e fundamentos de Arte-terapia. Arte-terapia: Aspectos históricos. Expressão simbólica e criatividade. Diferentes modalidades de expressões artísticas e suas correlações com o contexto escolar. Arte e subjetividade.

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  • Artes Visuais e Música

    36 Horas - Artes visuais: aspectos teóricos. Seminários de pesquisa em utilização da música no ensino de artes visuais. Relações interdisciplinares entre música e artes visuais. Processos tecnológicos e cognitivos para o desenvolvimento de arte interativa.

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  • Música como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem

    36 Horas - Possibilidades de atuação do professor com a utilização da música como apoio às estratégias de ensino. Didática e musicalidade. Utilização da música nos espaços educativos: avanços e retrocessos. Atividades musicais e construção do conhecimento.

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  • A Influência da Musicalidade do Ensino Infantil

    36 Horas - As relações entre a música e o currículo da educação básica. Contribuições do ensino da música para o desenvolvimento dos alunos na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio. Musicalidade e socialização.

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  • Música na Diversidade e na Inclusão

    36 Horas - Evolução histórica da Educação Inclusiva. Aspectos conceituais sobre necessidades educacionais especiais. Trabalho musical para crianças com necessidades especiais. Música como ferramenta de inclusão de alunos com necessidades especiais.

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  • Educação Inclusiva, Arte e Educação

    36 Horas - Evolução histórica da Educação Inclusiva. Considerações sobre transtornos do desenvolvimento e necessidades educacionais especiais. Políticas públicas e legislação. Educação e sociedade Inclusiva. Acessibilidade. A pessoa com necessidades educacionais especiais e o mundo do trabalho.

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  • Didática do Ensino Superior

    36 Horas - Pressupostos e características da didática. O contexto da prática pedagógica. A construção de uma proposta de ensino/aprendizagem. O trabalho didático e o comprometimento com a totalidade do processo educativo. Sistematização do conteúdo e formas de construção do conhecimento. Tendências pedagógicas no processo de ensinar e aprender: prática docente. Planejamento de ensino: conceito, características, tipos, elementos estruturais-objetos, conteúdo, procedimentos e avaliação. | Bibliografia Básica: GADOTTI, Moacir e Romão, José E. (org.). Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. São Paulo: Cortez, 2000.; LIBÂNEO, J. C. Didática. Editora Contexto, São Paulo, 2006; ___________. Tendências pedagógicas na prática escolar. Democratização da escola pública; a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 6ª ed., São Paulo, Loyola, 1984. LUCKESI, CIPRIANO CARLOS. Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e Proposições. 18o edição, São Paulo, Ed. Cortez, 2006.; MASETTO, Marcos Tarciso. Didática - Aula como centro, São Paulo: FTD, 1996.

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  • Psicologia da Aprendizagem

    36 Horas - Ensino e aprendizagem na Universidade. Criatividade na sala de aula. A importância de fatores motivacionais. Elementos do processo ensino-aprendizagem com adultos. A pesquisa psicológica na aprendizagem de adultos. Mecanismos Psicológicos da Aprendizagem e o processo de informações. As principais teorias da aprendizagem. | Bibliografia Básica: ANASTASIOU, L; ALVES, L. (orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho docente em aula. 6 ed. Joinville: Univille, 2006. ANTUNES, Celso. Trabalhando habilidades: construindo ideias. São Paulo: Scipione, 2001.; ____________. Novas maneiras de ensinar, novas maneiras de aprender. Porto Alegre: Artmed, 2002. MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus Editorial, 2003a. ______________ (org.). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998. 112p. MORIN, E. Os desafios da complexidade. In: MORIN, E. (Org.). A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. MORIN, E. Educação e Complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortês, 2009.

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  • Metodologia da Pesquisa

    36 Horas - Pesquisa cientifica: conceito científico de pesquisa, ética e tipos de pesquisa. Projeto de pesquisa: elementos, projeto bibliográfico. Escolha e análise de tema. Procedimentos para coleta de dados; organização, apresentação, análise e interpretação de dados; Referências; Regras e normas para apresentação de trabalhos científicos. | Bibliografia Básica: KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 26. Ed. Petrópolis: Vozes, 2009. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo, SP: Atlas, 1991. 270 p. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 13. ed. São Paulo: Cortez, 1986. 237 p. TEBEROSKY, A. Aprendendo a escrever: perspectivas psicológicas e implicações educacionais. São Paulo: Ática, 2002.

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  • Antropologia

    36 Horas - As correntes do pensamento antropológico no que diz respeito à descrição, interpretação e análise das formas de organização social dos agrupamentos humanos. As correntes do pensamento antropológico no que diz respeito à descrição, interpretação e análise das formas de organização social dos agrupamentos humanos. Os debates que marcaram a trajetória da disciplina e as noções-chave da Antropologia Social. Oscilação das abordagens entre o funcionalismo, estrutura e o processo como instrumentos analíticos para compreender as dinâmicas sociais na experiência humana. Conceitos de parentesco, trocas materiais e simbólicas, constituição social da pessoa, pensamento simbólico, mito e ritual, permanência e mudança. As noções de alteridade e etnocentrismo, a formação de representações e identidades sociais, os encontros interculturais. Apresentação da Antropologia como ciência do “outro” e introdução ao método etnográfico.

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