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Educação

Atendimento Educacional Especializado

Gratuito
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  • Habilitação: Atendimento Educacional Especializado
  • Modalidade: Pós-graduação lato sensu
  • Instituição: Faculdade Casa Branca – FACAB
  • Credenciamento: Portaria MEC nº 1.578, de 28/10/1999, publicada no D.O.U. de 03/11/1999.
  • Carga horária total: 420 Horas
  • Modalidade: Presencial

Discutir conhecimentos sobre a compreensão das potencialidades, das limitações e das diferenças das pessoas, criando condições para que o egresso proponha ações interativas com a sociedade, trabalhando em prol da inclusão dos alunos com necessidades especiais nos processos educativos e sociais mais amplos.

Graduados nas áreas da educação e da saúde e demais profissionais portadores de diploma de curso superior com interesse em estudar as questões que envolvem as necessidades educacionais especiais.

As políticas da educação especial


Fundamentos da educação especial e inclusiva


Libras


Avaliação no contexto da educação especial e inclusiva


Atendimento educacional especializado


Deficiências e mercado de trabalho


Didática do Ensino Superior


Antropologia


Psicologia da Aprendizagem


Metodologia da Pesquisa

Pós EAD: R$200,00 + 12x R$99,00

Pós EAD + 4 Extensões**: R$200,00 + 12x R$119,00

Pós Presencial + 4 Extensões**: R$200,00 + 12x R$149,00

Pós EAD + 4 Extensões** + 3 Publicações de Artigo: R$200,00 + 12x R$149,00

* Valor pago até o vencimento
** 2 extensões de 120h e 2 de 45h

 

Eu li e concordo com os termos de contrato do curso

  • Avaliação no Contexto da Ed. Especial e Inclusiva

    36 Horas - Aspectos conceituais. Importância e objetivos da avaliação da aprendizagem no contexto da inclusão. Características, tarefas e etapas da avaliação educacional/institucional. Instrumentos de avaliação. Adaptações avaliativas para atendimento das necessidades especiais.

    Nenhum item nessa sessão
  • Deficiências e Mercado de Trabalho

    36 Horas - Estudo sobre o processo de ensino e aprendizagem para a profissionalização dos jovens e adultos com deficiências. Importância da escolarização para a formação e inserção no mercado de trabalho. Políticas de incentivo à inserção do deficiente no mercado de trabalho. As oficinas de ensino para alunos com deficiências.

    Nenhum item nessa sessão
  • Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva

    36 Horas - O aluno com necessidades educacionais especiais: históricos e conceitos. Diretrizes Curriculares nacionais de Educação Especial na perspectiva inclusiva. Fundamentação legal da Educação Especial. Acessibilidade: adaptações físicas e curriculares. Desenvolvimento neuropsicomotor. Desvios da normalidade e suas repercussões de ajustamento na família, na escola e na comunidade.

    Nenhum item nessa sessão
  • Libras

    36 Horas - A importância, aspectos, cultura e história da Língua de Sinais. Identidade surda. Introdução aos aspectos linguísticos na Língua Brasileira de sinais. Noções básicas de escrita de sinais. Processo de aquisição da Língua de Sinais observando as diferenças e similaridades existentes entre esta e a língua Portuguesa.

    Nenhum item nessa sessão
  • Atendimento Educacional Especializado

    36 Horas - Estudos históricos, filosóficos e sociológicos que norteiam o atendimento educacional ao educando com necessidades educativas especiais. Projetos como alternativa para o ensino-aprendizagem na educação inclusiva. Papel da escola na integração social dos alunos com necessidades educativas especiais. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial e Inclusiva. Estudo de casos com elaboração de projetos integrados de intervenção. Anamnese e encaminhamentos

    Nenhum item nessa sessão
  • Políticas de Educação Inclusiva

    36 Horas - O aluno com necessidades educacionais especiais: históricos e conceitos. Diretrizes Curriculares nacionais de Educação Especial. Fundamentação legal da Educação Especial. Acessibilidade: adaptações físicas e curriculares. Flexibilização/adaptação curricular. Interconexões entre currículo escolar e Atendimento Educacional Especializado.

    Nenhum item nessa sessão
  • Didática do Ensino Superior

    36 Horas - Pressupostos e características da didática. O contexto da prática pedagógica. A construção de uma proposta de ensino/aprendizagem. O trabalho didático e o comprometimento com a totalidade do processo educativo. Sistematização do conteúdo e formas de construção do conhecimento. Tendências pedagógicas no processo de ensinar e aprender: prática docente. Planejamento de ensino: conceito, características, tipos, elementos estruturais-objetos, conteúdo, procedimentos e avaliação.

    Nenhum item nessa sessão
  • Psicologia da Aprendizagem

    36 Horas - Ensino e aprendizagem na Universidade. Criatividade na sala de aula. A importância de fatores motivacionais. Elementos do processo ensino-aprendizagem com adultos. A pesquisa psicológica na aprendizagem de adultos. Mecanismos Psicológicos da Aprendizagem e o processo de informações. As principais teorias da aprendizagem.

    Nenhum item nessa sessão
  • Metodologia da Pesquisa

    36 Horas - Pesquisa cientifica: conceito científico de pesquisa, ética e tipos de pesquisa. Projeto de pesquisa: elementos, projeto bibliográfico. Escolha e análise de tema. Procedimentos para coleta de dados; organização, apresentação, análise e interpretação de dados; Referências; Regras e normas para apresentação de trabalhos científicos.

    Nenhum item nessa sessão
  • Antropologia

    36 Horas - As correntes do pensamento antropológico no que diz respeito à descrição, interpretação e análise das formas de organização social dos agrupamentos humanos. As correntes do pensamento antropológico no que diz respeito à descrição, interpretação e análise das formas de organização social dos agrupamentos humanos. Os debates que marcaram a trajetória da disciplina e as noções-chave da Antropologia Social. Oscilação das abordagens entre o funcionalismo, estrutura e o processo como instrumentos analíticos para compreender as dinâmicas sociais na experiência humana. Conceitos de parentesco, trocas materiais e simbólicas, constituição social da pessoa, pensamento simbólico, mito e ritual, permanência e mudança. As noções de alteridade e etnocentrismo, a formação de representações e identidades sociais, os encontros inter-culturais. Apresentação da Antropologia como ciência do “outro” e introdução ao método etnográfico.

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