Pós-graduação

Corpo em Movimento: Concepções e Práticas Educativas no Cotidiano Escolar

Gratuito
Boy-leaning
  • Habilitação: Atendimento Educacional Especializado
  • Modalidade: Pós-graduação lato sensu
  • Instituição: Faculdade Casa Branca – FACAB
  • Credenciamento: Portaria MEC nº 1.578, de 28/10/1999, publicada no D.O.U. de 03/11/1999.
  • Carga horária total: 420 Horas
  • Modalidade: Presencial

Objetivo

Preparar o egresso para compreender o conceito de corpo e movimento e as relações com a prática educativa, reconhecendo a influência desses conceitos no processo de ensino aprendizagem. Compreender os conceitos de corpo e sua interseção com os movimentos/funções físicas; Valorizar a importância do estímulo e do desenvolvimento motor de atividades adequadas a cada faixa etária; entendendo a dinâmica da corporeidade na prática educativa.

 

Público-Alvo

Profissionais da área da Educação e outros interessados no assunto, portadores de diploma de curso superior devidamente reconhecido.

Investimento*

Pós EAD: R$200,00 + 12x R$99,00

Pós EAD + 4 Extensões**: R$200,00 + 12x R$119,00

Pós Presencial + 4 Extensões**: R$200,00 + 12x R$149,00

Pós EAD + 4 Extensões** + 3 Publicações de Artigo: R$200,00 + 12x R$159,00

* Valor pago até o vencimento
** 2 extensões de 120h e 2 de 45h

 

Eu li e concordo com os termos de contrato do curso

  • Atividades Lúdicas Corporais

    36 Horas - Estudos das intervenções pedagógicas no contexto da Ludoterapia em diversos contextos. Sugestões de atividades lúdicas, como o jogo, o esporte, a dança, a brincadeira e a festa, envolvendo os componentes da alegria, divertimento e desenvolvimento. Orientação ao profissional da Educação para um trabalho criativo buscando a integração social, civismo, inclusão, humanização, oportunizando uma melhoria da qualidade de vida através da convivência em grupo.

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  • A Saúde do Professor: Linguagem Corporal como Terapia no Tratamento da Ansiedade, Depressão, Stress e Dor

    36 Horas - O processo saúde x doença. Satisfação pessoal / profissional e saúde. Ansiedade: aspectos psicofisiológicos. Interfaces do stress e ansiedade. Síndrome de burnot. Tratamento de stress e ansiedade. Tristeza, luto e estados depressivos. Função da tristeza. Dor física e emocional. Consciência corporal e tratamento da dor.

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  • Fundamentos e Percepção da Linguagem do Corpo na Educação

    36 Horas - As relações entre Percepção e linguagem do corpo. Percepção de sentido do mundo vivido e percebido, no contexto da biologia, cultura, filosofia e neurociência. Fala corporal, movimentação e gestualidade como expressões do corpo. Consciência corporal. Constituição do corpo. Gestão como linguagem expressiva. Fatores do movimento (peso, espaço, tempo e fluência). Níveis de envolvimento corporal. Movimento gestuais. Movimentos posturais. Reconhecimento das cinesfera espacial. Planos e direções. Formas básicas de locomoção. Fluxo do Movimento. Equilíbrio estável e instável. Relações entre linguagens corporais e Educação.

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  • Neurociência e Aprendizagem

    36 Horas - Neurociência e desenvolvimento do cérebro. Neuroanatomia funcional: regiões cerebrais e suas funções. Plasticidade Cerebral. Sistema Nervoso Central e Periférico. Neurociência, emoção e aprendizado. Importância da atenção e percepção para o aprendizado. Funcionamento da memória.

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  • Relaxamento e Respiração do Corpo e suas Implicações

    36 Horas - Definição de ‘relaxamento’. Consciência corporal, relaxamento e respiração. Funcionamento do Sistema Nervoso Autônomo nos estados de relaxamento. A respiração e os estados emocionais. Principais implicações do estado de relaxamento para a saúde física e mental dos indivíduos. Exercícios práticos de respiração relaxamento.

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  • Dança - Corpo, Movimento e Educação

    36 Horas - Dança como atividade corporal na educação. Utilização da dança como terapia. Utilização da dança em festividades na escola. Dança como expressão corporal. Utilização da dança sem e com música. Utilização da dança nos espaços educativos na construção do conhecimento. Interfaces entre corpo e emoção. Didática e musicalidade. Utilização da música nos espaços educativos: avanços e retrocessos. Atividades corporais com música. Atividades musicais e construção do conhecimento.

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  • Didática do Ensino Superior

    36 Horas - Pressupostos e características da didática. O contexto da prática pedagógica. A construção de uma proposta de ensino/aprendizagem. O trabalho didático e o comprometimento com a totalidade do processo educativo. Sistematização do conteúdo e formas de construção do conhecimento. Tendências pedagógicas no processo de ensinar e aprender: prática docente. Planejamento de ensino: conceito, características, tipos, elementos estruturais-objetos, conteúdo, procedimentos e avaliação.

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  • Psicologia da Aprendizagem

    36 Horas - Ensino e aprendizagem na Universidade. Criatividade na sala de aula. A importância de fatores motivacionais. Elementos do processo ensino-aprendizagem com adultos. A pesquisa psicológica na aprendizagem de adultos. Mecanismos Psicológicos da Aprendizagem e o processo de informações. As principais teorias da aprendizagem.

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  • Metodologia da Pesquisa

    36 Horas - Pesquisa cientifica: conceito científico de pesquisa, ética e tipos de pesquisa. Projeto de pesquisa: elementos, projeto bibliográfico. Escolha e análise de tema. Procedimentos para coleta de dados; organização, apresentação, análise e interpretação de dados; Referências; Regras e normas para apresentação de trabalhos científicos.

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  • Antropologia

    36 Horas - As correntes do pensamento antropológico no que diz respeito à descrição, interpretação e análise das formas de organização social dos agrupamentos humanos. As correntes do pensamento antropológico no que diz respeito à descrição, interpretação e análise das formas de organização social dos agrupamentos humanos. Os debates que marcaram a trajetória da disciplina e as noções-chave da Antropologia Social. Oscilação das abordagens entre o funcionalismo, estrutura e o processo como instrumentos analíticos para compreender as dinâmicas sociais na experiência humana. Conceitos de parentesco, trocas materiais e simbólicas, constituição social da pessoa, pensamento simbólico, mito e ritual, permanência e mudança. As noções de alteridade e etnocentrismo, a formação de representações e identidades sociais, os encontros inter-culturais. Apresentação da Antropologia como ciência do “outro” e introdução ao método etnográfico.

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Instrutor