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Direito

Direito Educacional

Gratuito
Direito Educacional
  • Habilitação: Direito Educacional
  • Modalidade: Pós-graduação lato sensu
  • Carga horária total: 420 Horas
  • Modalidade: Presencial

 

Oferecer aos alunos conhecimentos globais referentes ao Direito Educacional, incluindo legislação, doutrina e medidas judiciais e administrativas aplicáveis à educação e ao ensino no Brasil.

Profissionais da área da Educação, do Direito e de outras áreas, interessados no estudo das questões relacionadas ao Direito Educacional e a Legislação do Ensino, possuidores de Diploma de Curso Superior.

A política e as bases do direito educacional


Direito educacional brasileiro – O Direito aplicado à educação


Educação inclusiva e o direito à educação


Direito do consumidor em educação


Administração educacional


Legislação educacional


Introdução ao direito educacional

Pós Graduação com 4 Extensões Universitárias: 12x R$99,99* no Boleto ou cartão
Matricula: R$200,00**

* Valor pago até o vencimento
** Pagamento no ato da matrícula (Site)

 

  • A Política e as Bases do Direito Educacional

    36 Horas - Direito Coletivo do Trabalho: histórico e princípios. "Liberdade Sindical. Organização Sindical Brasileira. Conflitos Coletivos. Formas de Composição dos Conflitos Coletivos. Greve.

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  • Direito Educacional Brasileiro

    36 Horas - Consagrar a educação como direito social, elencando suas particularidades e dispositivos garantindo os mecanismos legais constitucionais para sua aplicabilidade imediata. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE. Relacionamento entre direitos civis e educação, entre dispositivos educacionais e estrutura legal da educação brasileira. Liberdade acadêmica, direitos e deveres dos alunos, professores, servidores, administração e outros especialistas. Escola pública e direito. Organização do ensino no Brasil. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Legislação do ensino: esferas federal, estaduais e municipais. Legislação Educacional do Ensino Fundamental, Médio, Profissional, Superior e da Educação a Distância.

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  • Educação Inclusiva e o Direito a Educação

    36 Horas - Histórico sobre a Educação Especial e a Educação Inclusiva. Políticas de Educação Inclusiva. Legislação específica sobre Educação Especial e Inclusão. Lei da acessibilidade e direitos das pessoas com necessidades especiais.

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  • Administração Educacional

    36 Horas - Secretaria Escolar e as suas competências. Administração Financeira. Gestão Orçamentária em escolas públicas. Contratos e licitações. Marketing Educacional e Avaliação Institucional. Os Desafios do Gestor Escolar. Regimento Escolar. Plano de Gestão Escolar. Projeto Político Pedagógico e Currículo. Direito Coletivo do Trabalho: histórico e princípios. Liberdade Sindical. Organização Sindical Brasileira. Conflitos Coletivos. Formas de Composição dos Conflitos Coletivos. Greve.

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  • Legislação Educacional Brasileira

    36 Horas - Consagrar a educação como direito social, elencando suas particularidades e dispositivos garantindo os mecanismos legais constitucionais para sua aplicabilidade imediata. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE. Relacionamento entre direitos civis e educação, entre dispositivos educacionais e estrutura legal da educação brasileira. Liberdade acadêmica, direitos e deveres dos alunos, professores, servidores, administração e outros especialistas. Escola pública e direito. Organização do ensino no Brasil. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Legislação do ensino: esferas federal, estaduais e municipais. Legislação Educacional do Ensino Fundamental, Médio, Profissional, Superior e da Educação a Distância.

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  • Introdução aos Direitos Educacionais

    36 Horas - Introdução ao Direito Educacional. Estrutura Legal da Educação Brasileira. Direito Educacional constitucional. Os Princípios e a Filosofia da Educação Brasileira. Legislação Educacional do Ensino Fundamental, Médio, Profissional, Superior e de Educação a Distância. Gestão Educacional, Estrutura e Funcionamento da Educação. Políticas públicas da Educação e tendências no projeto político pedagógico da Escola. Bases legais para novas diretrizes em educação.

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  • Didática do Ensino Superior

    36 Horas - Pressupostos e características da didática. O contexto da prática pedagógica. A construção de uma proposta de ensino/aprendizagem. O trabalho didático e o comprometimento com a totalidade do processo educativo. Sistematização do conteúdo e formas de construção do conhecimento. Tendências pedagógicas no processo de ensinar e aprender: prática docente. Planejamento de ensino: conceito, características, tipos, elementos estruturais-objetos, conteúdo, procedimentos e avaliação. | Bibliografia Básica: GADOTTI, Moacir e Romão, José E. (org.). Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. São Paulo: Cortez, 2000.; LIBÂNEO, J. C. Didática. Editora Contexto, São Paulo, 2006; ___________. Tendências pedagógicas na prática escolar. Democratização da escola pública; a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 6ª ed., São Paulo, Loyola, 1984. LUCKESI, CIPRIANO CARLOS. Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e Proposições. 18o edição, São Paulo, Ed. Cortez, 2006.; MASETTO, Marcos Tarciso. Didática - Aula como centro, São Paulo: FTD, 1996.

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  • Psicologia da Aprendizagem

    36 Horas - Ensino e aprendizagem na Universidade. Criatividade na sala de aula. A importância de fatores motivacionais. Elementos do processo ensino-aprendizagem com adultos. A pesquisa psicológica na aprendizagem de adultos. Mecanismos Psicológicos da Aprendizagem e o processo de informações. As principais teorias da aprendizagem. | Bibliografia Básica: ANASTASIOU, L; ALVES, L. (orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho docente em aula. 6 ed. Joinville: Univille, 2006. ANTUNES, Celso. Trabalhando habilidades: construindo ideias. São Paulo: Scipione, 2001.; ____________. Novas maneiras de ensinar, novas maneiras de aprender. Porto Alegre: Artmed, 2002. MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus Editorial, 2003a. ______________ (org.). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998. 112p. MORIN, E. Os desafios da complexidade. In: MORIN, E. (Org.). A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. MORIN, E. Educação e Complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortês, 2009.

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  • Metodologia da Pesquisa

    36 Horas - Pesquisa cientifica: conceito científico de pesquisa, ética e tipos de pesquisa. Projeto de pesquisa: elementos, projeto bibliográfico. Escolha e análise de tema. Procedimentos para coleta de dados; organização, apresentação, análise e interpretação de dados; Referências; Regras e normas para apresentação de trabalhos científicos. | Bibliografia Básica: KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 26. Ed. Petrópolis: Vozes, 2009. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo, SP: Atlas, 1991. 270 p. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 13. ed. São Paulo: Cortez, 1986. 237 p. TEBEROSKY, A. Aprendendo a escrever: perspectivas psicológicas e implicações educacionais. São Paulo: Ática, 2002.

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  • Antropologia

    36 Horas - As correntes do pensamento antropológico no que diz respeito à descrição, interpretação e análise das formas de organização social dos agrupamentos humanos. As correntes do pensamento antropológico no que diz respeito à descrição, interpretação e análise das formas de organização social dos agrupamentos humanos. Os debates que marcaram a trajetória da disciplina e as noções-chave da Antropologia Social. Oscilação das abordagens entre o funcionalismo, estrutura e o processo como instrumentos analíticos para compreender as dinâmicas sociais na experiência humana. Conceitos de parentesco, trocas materiais e simbólicas, constituição social da pessoa, pensamento simbólico, mito e ritual, permanência e mudança. As noções de alteridade e etnocentrismo, a formação de representações e identidades sociais, os encontros interculturais. Apresentação da Antropologia como ciência do “outro” e introdução ao método etnográfico.

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