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Educação

Docência do Ensino Superior

Gratuito
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  • Habilitação: Docência do Ensino Superior
  • Modalidade: Pós-graduação lato sensu
  • Carga horária total: 420 Horas
  • Modalidade: Presencial

Oferecer conhecimentos teóricos e práticos inerentes ao Ensino Superior, preparando profissionais para o exercício do magistério em Instituições de Ensino Superior.

Portadores de diploma de curso superior com interesse em atuar como docente em instituições de ensino superior.

Legislação educacional


Psicologia do desenvolvimento


Metodologias e práticas educativas – Psicologia da aprendizagem


Avaliação educacional


Qualidade na educação


Tecnologia da educação

Pós Presencial + 4 Extensões**: 12x R$99,99* no BOLETO
Matricula: R$200,00

* Valor pago até o vencimento
** 2 extensões de 120h e 2 de 45h

 

Eu li e concordo com os termos de contrato do curso

  • Tecnologia da Educação

    36 Horas - A educação na atualidade. Educação e tecnologias: evolução histórica e perspectivas. Tecnologias na formação do professor e para a atuação docente. As novas tecnologias aplicadas à educação. Informática como recurso administrativo-pedagógico. Mídias de apoio ao processo de ensino-aprendizagem.

    Nenhum item nessa sessão
  • Psicologia do Desenvolvimento

    36 Horas - Conhecer os aspectos históricos da Psicologia do Desenvolvimento; Distinguir todas as fases do desenvolvimento humano; A Epistemologia genética; o Estruturalismo Psicogenético; A teoria construtivista; Desenvolvimento Cognitivo (Piaget e Vygotsky).

    Nenhum item nessa sessão
  • Legislação Educacional

    36 Horas - A Constituição Federal Brasileira (Brasil, 1988), a Lei de Diretrizes e Bases Nacionais 9394/96 e a Lei n° 10.172 de 9 de janeirode2001, que versa sobre o Plano Nacional da Educação. Expansão do Ensino Superior Estrutura, funcionamento e realidade atual do ensino superior no Brasil. Educação superior na "pós-modernidade.

    Nenhum item nessa sessão
  • Avaliação Educacional

    36 Horas - A avaliação como processo. Filosofias de avaliação. A avaliação plural em todos os seus espaços: os objetos possíveis e as dificuldades da avaliação reguladora. O problema da estratégia: procedimentos e métodos. Analisar os processos da avaliação da aprendizagem em suas diferentes concepções teórico-práticas;

    Nenhum item nessa sessão
  • Qualidade em Educação

    36 Horas - Pressupostos teóricos sobre qualidade em educação. O crescimento do ensino superior no Brasil. A autonomia institucional. As competências do docente no ensino superior contemporâneo. Definição dos pilares da educação – UNESCO 1990. Novas perspectivas metológicas.

    Nenhum item nessa sessão
  • Metodologia e Prática de Ensino

    36 Horas - Definir as bases teórico-metodológicas necessárias à docência no magistério superior; Descrever modelos de ensino-aprendizagem; Pressupostos e características sobre o desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem mediante o conhecimento e reflexão das principais escolas e teorias.

    Nenhum item nessa sessão
  • Didática do Ensino Superior

    36 Horas - Pressupostos e características da didática. O contexto da prática pedagógica. A construção de uma proposta de ensino/aprendizagem. O trabalho didático e o comprometimento com a totalidade do processo educativo. Sistematização do conteúdo e formas de construção do conhecimento. Tendências pedagógicas no processo de ensinar e aprender: prática docente. Planejamento de ensino: conceito, características, tipos, elementos estruturais-objetos, conteúdo, procedimentos e avaliação.

    Nenhum item nessa sessão
  • Psicologia da Aprendizagem

    36 Horas - Ensino e aprendizagem na Universidade. Criatividade na sala de aula. A importância de fatores motivacionais. Elementos do processo ensino-aprendizagem com adultos. A pesquisa psicológica na aprendizagem de adultos. Mecanismos Psicológicos da Aprendizagem e o processo de informações. As principais teorias da aprendizagem.

    Nenhum item nessa sessão
  • Metodologia da Pesquisa

    36 Horas - Pesquisa cientifica: conceito científico de pesquisa, ética e tipos de pesquisa. Projeto de pesquisa: elementos, projeto bibliográfico. Escolha e análise de tema. Procedimentos para coleta de dados; organização, apresentação, análise e interpretação de dados; Referências; Regras e normas para apresentação de trabalhos científicos.

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  • Antropologia

    36 Horas - As correntes do pensamento antropológico no que diz respeito à descrição, interpretação e análise das formas de organização social dos agrupamentos humanos. As correntes do pensamento antropológico no que diz respeito à descrição, interpretação e análise das formas de organização social dos agrupamentos humanos. Os debates que marcaram a trajetória da disciplina e as noções-chave da Antropologia Social. Oscilação das abordagens entre o funcionalismo, estrutura e o processo como instrumentos analíticos para compreender as dinâmicas sociais na experiência humana. Conceitos de parentesco, trocas materiais e simbólicas, constituição social da pessoa, pensamento simbólico, mito e ritual, permanência e mudança. As noções de alteridade e etnocentrismo, a formação de representações e identidades sociais, os encontros inter-culturais. Apresentação da Antropologia como ciência do “outro” e introdução ao método etnográfico.

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