Docência do Ensino Superior
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Tecnologia da Educação
36 Horas - A educação na atualidade. Educação e tecnologias: evolução histórica e perspectivas. Tecnologias na formação do professor e para a atuação docente. As novas tecnologias aplicadas à educação. Informática como recurso administrativo-pedagógico. Mídias de apoio ao processo de ensino-aprendizagem.
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Psicologia do Desenvolvimento
36 Horas - Conhecer os aspectos históricos da Psicologia do Desenvolvimento; Distinguir todas as fases do desenvolvimento humano; A Epistemologia genética; o Estruturalismo Psicogenético; A teoria construtivista; Desenvolvimento Cognitivo (Piaget e Vygotsky).
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Legislação Educacional
36 Horas - A Constituição Federal Brasileira (Brasil, 1988), a Lei de Diretrizes e Bases Nacionais 9394/96 e a Lei n° 10.172 de 9 de janeirode2001, que versa sobre o Plano Nacional da Educação. Expansão do Ensino Superior Estrutura, funcionamento e realidade atual do ensino superior no Brasil. Educação superior na "pós-modernidade.
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Avaliação Educacional
36 Horas - A avaliação como processo. Filosofias de avaliação. A avaliação plural em todos os seus espaços: os objetos possíveis e as dificuldades da avaliação reguladora. O problema da estratégia: procedimentos e métodos. Analisar os processos da avaliação da aprendizagem em suas diferentes concepções teórico-práticas;
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Qualidade em Educação
36 Horas - Pressupostos teóricos sobre qualidade em educação. O crescimento do ensino superior no Brasil. A autonomia institucional. As competências do docente no ensino superior contemporâneo. Definição dos pilares da educação – UNESCO 1990. Novas perspectivas metológicas.
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Metodologia e Prática de Ensino
36 Horas - Definir as bases teórico-metodológicas necessárias à docência no magistério superior; Descrever modelos de ensino-aprendizagem; Pressupostos e características sobre o desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem mediante o conhecimento e reflexão das principais escolas e teorias.
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Didática do Ensino Superior
36 Horas - Pressupostos e características da didática. O contexto da prática pedagógica. A construção de uma proposta de ensino/aprendizagem. O trabalho didático e o comprometimento com a totalidade do processo educativo. Sistematização do conteúdo e formas de construção do conhecimento. Tendências pedagógicas no processo de ensinar e aprender: prática docente. Planejamento de ensino: conceito, características, tipos, elementos estruturais-objetos, conteúdo, procedimentos e avaliação.
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Psicologia da Aprendizagem
36 Horas - Ensino e aprendizagem na Universidade. Criatividade na sala de aula. A importância de fatores motivacionais. Elementos do processo ensino-aprendizagem com adultos. A pesquisa psicológica na aprendizagem de adultos. Mecanismos Psicológicos da Aprendizagem e o processo de informações. As principais teorias da aprendizagem.
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Metodologia da Pesquisa
36 Horas - Pesquisa cientifica: conceito científico de pesquisa, ética e tipos de pesquisa. Projeto de pesquisa: elementos, projeto bibliográfico. Escolha e análise de tema. Procedimentos para coleta de dados; organização, apresentação, análise e interpretação de dados; Referências; Regras e normas para apresentação de trabalhos científicos.
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Antropologia
36 Horas - As correntes do pensamento antropológico no que diz respeito à descrição, interpretação e análise das formas de organização social dos agrupamentos humanos. As correntes do pensamento antropológico no que diz respeito à descrição, interpretação e análise das formas de organização social dos agrupamentos humanos. Os debates que marcaram a trajetória da disciplina e as noções-chave da Antropologia Social. Oscilação das abordagens entre o funcionalismo, estrutura e o processo como instrumentos analíticos para compreender as dinâmicas sociais na experiência humana. Conceitos de parentesco, trocas materiais e simbólicas, constituição social da pessoa, pensamento simbólico, mito e ritual, permanência e mudança. As noções de alteridade e etnocentrismo, a formação de representações e identidades sociais, os encontros inter-culturais. Apresentação da Antropologia como ciência do “outro” e introdução ao método etnográfico.