fbpx

Educação

Educação Inclusiva com Ênfase em Autismo

Gratuito
Educação Inclusiva com Ênfase em Autismo
  • Habilitação: Educação Inclusiva com Ênfase em Autismo
  • Modalidade: Pós-graduação lato sensu
  • Carga horária total: 420 Horas
  • Modalidade: Presencial

Discutir conhecimentos sobre a compreensão das potencialidades, das limitações e das diferenças das pessoas, criando condições para que o egresso proponha ações interativas com a sociedade, trabalhando em prol da inclusão dos alunos com necessidades especiais nos processos educativos e sociais mais amplos.

Graduados nas áreas da educação e da saúde e demais profissionais portadores de diploma de curso superior com interesse em estudar as questões que envolvem as necessidades educacionais especiais.

Autismo – avaliando cognição e comportamento


Processos de desenvolvimento


Ensino estruturado na abordagem TEACCH


Educação inclusiva e os sistemas PECS no ensino para autistas


Relações familiares e a inclusão do autista


Adequações e adaptações no ensino para autista

Pós Graduação com 4 Extensões Universitárias: 12x R$99,99* no Boleto ou cartão
MatrÍcula: R$200,00**

* Valor pago até o vencimento
** Pagamento no ato da matrícula (Site)

 

  • Autismo - Avaliando Cognição e Comportamento

    36 Horas - Aspectos conceituais do espectro autista. Características, tarefas e etapas da avaliação educacional/institucional. Adaptações avaliativas para atendimento das necessidades especiais. Estudo da linguagem, desenvolvimento cognitivo e compreensão científico-teórica das patologias, deficiências e dificuldades de leitura e escrita. Estudo de casos com elaboração de projetos integrados de intervenção. Anamnese e encaminhamentos.

    Nenhum item nessa sessão
  • Processos de Desenvolvimento

    36 Horas -

    Nenhum item nessa sessão
  • Ensino Estruturado na Abordagem TEACCH

    36 Horas - O método TEACCH e sua utilização para o ensino-aprendizagem de crianças autistas, a fim de possibilitar a inclusão social e escolar.

    Nenhum item nessa sessão
  • Educação Inclusiva e o Sistema PECS no Ensino para Autistas

    36 Horas - O método PEC e sua utilização para o ensino-aprendizagem de crianças autistas, a fim de possibilitar a inclusão social e escolar.

    Nenhum item nessa sessão
  • Relações Familiares e a Inclusão do Autista

    36 Horas - : Interação Social. Relação PTEA (Portador do Transtorno do Espectro Autista) e a Família. PTEA e a Escola. PTEA e o Mercado de Trabalho.

    Nenhum item nessa sessão
  • Adequações e Adaptações Curriculares no Ensino para Autistas

    36 Horas - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial e Inclusiva. Estudo sobre o processo de ensino e aprendizagem para a profissionalização dos jovens e adultos com deficiências. Importância da escolarização para a formação e inserção no mercado de trabalho. Políticas de incentivo à inserção do deficiente no mercado de trabalho. As oficinas de ensino para alunos com deficiências. O aluno com necessidades educacionais especiais: históricos e conceitos. Diretrizes Curriculares nacionais de Educação Especial na perspectiva inclusiva. Fundamentação legal da Educação Especial. Acessibilidade: adaptações físicas e curriculares. Desenvolvimento neuropsicomotor. Desvios da normalidade e suas repercussões de ajustamento na família, na escola e na comunidade.

    Nenhum item nessa sessão
  • Didática do Ensino Superior

    36 Horas - Pressupostos e características da didática. O contexto da prática pedagógica. A construção de uma proposta de ensino/aprendizagem. O trabalho didático e o comprometimento com a totalidade do processo educativo. Sistematização do conteúdo e formas de construção do conhecimento. Tendências pedagógicas no processo de ensinar e aprender: prática docente. Planejamento de ensino: conceito, características, tipos, elementos estruturais-objetos, conteúdo, procedimentos e avaliação. Bibliografia Básica: GADOTTI, Moacir e Romão, José E. (org.). Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. São Paulo: Cortez, 2000.; LIBÂNEO, J. C. Didática. Editora Contexto, São Paulo, 2006; ___________. Tendências pedagógicas na prática escolar. Democratização da escola pública; a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 6ª ed., São Paulo, Loyola, 1984. LUCKESI, CIPRIANO CARLOS. Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e Proposições. 18o edição, São Paulo, Ed. Cortez, 2006.; MASETTO, Marcos Tarciso. Didática - Aula como centro, São Paulo: FTD, 1996.

    Nenhum item nessa sessão
  • Psicologia da Aprendizagem

    36 Horas - Ensino e aprendizagem na Universidade. Criatividade na sala de aula. A importância de fatores motivacionais. Elementos do processo ensino-aprendizagem com adultos. A pesquisa psicológica na aprendizagem de adultos. Mecanismos Psicológicos da Aprendizagem e o processo de informações. As principais teorias da aprendizagem. Bibliografia Básica: ANASTASIOU, L; ALVES, L. (orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho docente em aula. 6 ed. Joinville: Univille, 2006. ANTUNES, Celso. Trabalhando habilidades: construindo ideias. São Paulo: Scipione, 2001.; ____________. Novas maneiras de ensinar, novas maneiras de aprender. Porto Alegre: Artmed, 2002. MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus Editorial, 2003a. ______________ (org.). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998. 112p. MORIN, E. Os desafios da complexidade. In: MORIN, E. (Org.). A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. MORIN, E. Educação e Complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortês, 2009.

    Nenhum item nessa sessão
  • Metodologia da Pesquisa

    36 Horas - Pesquisa cientifica: conceito científico de pesquisa, ética e tipos de pesquisa. Projeto de pesquisa: elementos, projeto bibliográfico. Escolha e análise de tema. Procedimentos para coleta de dados; organização, apresentação, análise e interpretação de dados; Referências; Regras e normas para apresentação de trabalhos científicos. Bibliografia Básica: KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 26. Ed. Petrópolis: Vozes, 2009. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo, SP: Atlas, 1991. 270 p. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 13. ed. São Paulo: Cortez, 1986. 237 p. TEBEROSKY, A. Aprendendo a escrever: perspectivas psicológicas e implicações educacionais. São Paulo: Ática, 2002.

    Nenhum item nessa sessão
  • Antropologia

    36 Horas - As correntes do pensamento antropológico no que diz respeito à descrição, interpretação e análise das formas de organização social dos agrupamentos humanos. As correntes do pensamento antropológico no que diz respeito à descrição, interpretação e análise das formas de organização social dos agrupamentos humanos. Os debates que marcaram a trajetória da disciplina e as noções-chave da Antropologia Social. Oscilação das abordagens entre o funcionalismo, estrutura e o processo como instrumentos analíticos para compreender as dinâmicas sociais na experiência humana. Conceitos de parentesco, trocas materiais e simbólicas, constituição social da pessoa, pensamento simbólico, mito e ritual, permanência e mudança. As noções de alteridade e etnocentrismo, a formação de representações e identidades sociais, os encontros interculturais. Apresentação da Antropologia como ciência do “outro” e introdução ao método etnográfico.

    Nenhum item nessa sessão

Instrutor