Educação

Educação Infantil com Ênfase em Desenho

Gratuito
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  • Habilitação: Educação Infantil com Ênfase em Desenho
  • Modalidade: Pós-graduação lato sensu
  • Instituição: Faculdade Casa Branca – FACAB
  • Credenciamento: Portaria MEC nº 1.578, de 28/10/1999, publicada no D.O.U. de 03/11/1999.
  • Carga horária total: 420 Horas
  • Modalidade: Presencial

Objetivo

Fomentar a reflexão sobre a importância da confecção de desenhos e sua correta interpretação, no processo educativo da educação infantil, especializando professores e demais profissionais para atuarem de forma crítica e autônoma nos espaços de aprendizagem, fazendo uso dos conceitos e colocando em prática as teorias das artes para a melhoria constante dos processos de ensino e de aprendizagem.

Público-Alvo

Profissionais da área da Educação e outros interessados no assunto, portadores de diploma de curso superior devidamente reconhecido.

Investimento*

Pós EAD: R$200,00 + 12x R$99,00

Pós EAD + 4 Extensões**: R$200,00 + 12x R$119,00

Pós Presencial + 4 Extensões**: R$200,00 + 12x R$149,00

Pós EAD + 4 Extensões** + 3 Publicações de Artigo: R$200,00 + 12x R$149,00

* Valor pago até o vencimento
** 2 extensões de 120h e 2 de 45h

 

Eu li e concordo com os termos de contrato do curso

  • Riscos, Rabiscos e o Desenho na Educação Infantil

    36 Horas - Fundamentos teóricos sobre desenho e rabisco. A compreensão da linguagem do desenho, segundo o referencial teórico indicado. Oferecer subsídios para compreensão enquanto uma linguagem que segue um percurso de desenvolvimento em fases. Valorização do desenho enquanto primeira escrita, de acordo com Ferreira (2012) e Meredieu (1974)

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  • O Desenho como Prática Pedagógica

    36 Horas - Estudos das Leis que contemplam a Educação Infantil como base para o entendimento da organização desta etapa e dá diretrizes necessárias à formação docente para atuar com eficácia.

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  • O Olhar Social para Riscos, Traços e Rabiscos Infantis

    36 Horas - Propõe reconhecer o rabisco em sua fase, valorizando-o segundo autores como Luquet, (1964) e Piaget (1999).

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  • Os Jogos e a Matemática na Educação

    36 Horas - Tipos de brinquedos e de brincadeiras na Educação Infantil. Reconhecer e selecionar brincadeiras procurando compreendê-las em suas peculiaridades e assim diferenciar o brinquedo da brincadeira. Propostas de brincadeiras nas idades de dois a seis anos. O brincar na escola. Estudo do processo de aquisição de conceitos matemáticos por meio de brincadeira envolvendo jogos com o corpo, com o espaço e com a vivência da criança. Aspectos teóricos e metodológicos da educação matemática para a Educação Infantil. O desenho como primeira linguagem. Leitura das primeiras marcas das crianças na Educação Infantil.

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  • A Figura Humana nos Desenhos Infantis

    36 Horas - Entender a escrita da figura humana em desenho e as expressões das crianças nessa linguagem durante os primeiros anos de vida.

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  • O Desenho Infantil como Forma de Linguagem

    36 Horas - O desenho está estreitamente relacionado com o desenvolvimento global da criança, conforme ela vai evoluindo, vai modificando também a sua maneira de se expressar graficamente. Desenhando ela estabelece relações do seu mundo interior com o exterior, adquire e reformula seus conceitos e aprimora suas capacidades, envolvendo-se afetivamente, convivendo socialmente e operando mentalmente, rumo a um desenvolvimento sadio do intelecto e das emoções

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  • Didática do Ensino Superior

    36 Horas - Pressupostos e características da didática. O contexto da prática pedagógica. A construção de uma proposta de ensino/aprendizagem. O trabalho didático e o comprometimento com a totalidade do processo educativo. Sistematização do conteúdo e formas de construção do conhecimento. Tendências pedagógicas no processo de ensinar e aprender: prática docente. Planejamento de ensino: conceito, características, tipos, elementos estruturais-objetos, conteúdo, procedimentos e avaliação. Bibliografia Básica: GADOTTI, Moacir e Romão, José E. (org.). Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. São Paulo: Cortez, 2000.; LIBÂNEO, J. C. Didática. Editora Contexto, São Paulo, 2006; ___________. Tendências pedagógicas na prática escolar. Democratização da escola pública; a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 6ª ed., São Paulo, Loyola, 1984. LUCKESI, CIPRIANO CARLOS. Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e Proposições. 18o edição, São Paulo, Ed. Cortez, 2006.; MASETTO, Marcos Tarciso. Didática - Aula como centro, São Paulo: FTD, 1996.

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  • Psicologia da Aprendizagem

    36 Horas - Ensino e aprendizagem na Universidade. Criatividade na sala de aula. A importância de fatores motivacionais. Elementos do processo ensino-aprendizagem com adultos. A pesquisa psicológica na aprendizagem de adultos. Mecanismos Psicológicos da Aprendizagem e o processo de informações. As principais teorias da aprendizagem. Bibliografia Básica: ANASTASIOU, L; ALVES, L. (orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho docente em aula. 6 ed. Joinville: Univille, 2006. ANTUNES, Celso. Trabalhando habilidades: construindo ideias. São Paulo: Scipione, 2001.; ____________. Novas maneiras de ensinar, novas maneiras de aprender. Porto Alegre: Artmed, 2002. MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus Editorial, 2003a. ______________ (org.). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998. 112p. MORIN, E. Os desafios da complexidade. In: MORIN, E. (Org.). A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. MORIN, E. Educação e Complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortês, 2009.

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  • Metodologia da Pesquisa

    36 Horas - Pesquisa cientifica: conceito científico de pesquisa, ética e tipos de pesquisa. Projeto de pesquisa: elementos, projeto bibliográfico. Escolha e análise de tema. Procedimentos para coleta de dados; organização, apresentação, análise e interpretação de dados; Referências; Regras e normas para apresentação de trabalhos científicos. Bibliografia Básica: KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 26. Ed. Petrópolis: Vozes, 2009. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo, SP: Atlas, 1991. 270 p. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 13. ed. São Paulo: Cortez, 1986. 237 p. TEBEROSKY, A. Aprendendo a escrever: perspectivas psicológicas e implicações educacionais. São Paulo: Ática, 2002.

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  • Antropologia

    36 Horas - As correntes do pensamento antropológico no que diz respeito à descrição, interpretação e análise das formas de organização social dos agrupamentos humanos. As correntes do pensamento antropológico no que diz respeito à descrição, interpretação e análise das formas de organização social dos agrupamentos humanos. Os debates que marcaram a trajetória da disciplina e as noções-chave da Antropologia Social. Oscilação das abordagens entre o funcionalismo, estrutura e o processo como instrumentos analíticos para compreender as dinâmicas sociais na experiência humana. Conceitos de parentesco, trocas materiais e simbólicas, constituição social da pessoa, pensamento simbólico, mito e ritual, permanência e mudança. As noções de alteridade e etnocentrismo, a formação de representações e identidades sociais, os encontros inter-culturais. Apresentação da Antropologia como ciência do “outro” e introdução ao método etnográfico.

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Instrutor