Pós-graduação

Neuropsicopedagogia

Gratuito
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  • Habilitação: Neuropsicopedagogia
  • Modalidade: Pós-graduação lato sensu
  • Instituição: Faculdade Casa Branca – FACAB
  • Credenciamento: Portaria MEC nº 1.578, de 28/10/1999, publicada no D.O.U. de 03/11/1999.
  • Carga horária total: 420 Horas
  • Modalidade: Presencial

Objetivo

Especializar profissionais de maneira interdisciplinar, para que compreendam as bases das neurociências aplicadas ao cotidiano das escolas. Discutir conhecimentos sobre a compreensão das potencialidades, das limitações e das diferenças das pessoas, criando condições para que o egresso proponha ações interativas com a sociedade, trabalhando em prol dos alunos com dificuldades de aprendizagem e comprometimento neurológico, no contexto da neuropsicopedagogia, em especial no que se refere aos aspectos de aprendizagem da fala, da leitura, da escrita e do cálculo.

Público-Alvo

Graduados nas áreas da educação e da saúde e demais profissionais portadores de diploma de curso superior reconhecido, com interesse em estudar as questões que envolvem as bases neurológicas da aprendizagem (ou das dificuldades de aprendizagem).

Investimento*

Pós EAD: R$200,00 + 12x R$99,00

Pós EAD + 4 Extensões**: R$200,00 + 12x R$119,00

Pós Presencial + 4 Extensões**: R$200,00 + 12x R$149,00

Pós EAD + 4 Extensões** + 3 Publicações de Artigo: R$200,00 + 12x R$149,00

* Valor pago até o vencimento
** 2 extensões de 120h e 2 de 45h

 

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  • Funções Cognitivas e Aprendizagem

    36 Horas - Estudo dos princípios matemáticos que se relacionam com outras áreas do conhecimento e que permeiam o cotidiano da criança e do adolescente. Análise das contribuições da matemática ao exercício da neuropsicopedagogia, em especial dos conceitos indispensáveis à contextualização do sujeito aprendente nos diferentes espaços de aprendizagem.

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  • Educação Psicomotora e as Dificuldades de Aprendizagem

    36 Horas - Educação Psicomotora: definições e conceitos. Fundamentos teóricos básicos da educação psicomotora. Avaliação do desenvolvimento psicomotor. Distúrbios psicomotores. Intervenções da Psicomotricidade. Avaliação psicomotora. Dinâmica de grupos, jogos e simulações. O aluno com necessidades educacionais especiais: históricos e conceitos. Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Especial. Acessibilidade: adaptações físicas e curriculares. O neuropsicopedagogo no contexto da inclusão: garantia da aprendizagem

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  • Fundamentos da Neuropsicopedagogia

    36 Horas - Fundamentação das neurociências cognitivas. Origem e desenvolvimento histórico. Teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget e Vygotsky. A neuropsicologia de Luria. A evolução do cérebro humano. Organização do sistema nervoso: o tecido nervoso, os sinais neurais, subdivisões anatômicas e funcionais do sistema nervoso. Funções executivas. Funções cognitivas superiores (percepção, atenção, memória, linguagem).

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  • Neurociência das Liguagens e Memória Neural

    36 Horas - Perspectiva do aprendizado e memória. Conceitos de aprendizagem motora, controle motor e desenvolvimento motor. Conceitos de capacidade, habilidade e potencialidade. Transferência de aprendizagem. Retenção e esquecimento de aprendizagem. A neurociência e o desenvolvimento das linguagens cerebrais como ferramentas para o pedagogo entender os aspectos anátomo-fisiológicos e as bases neuropsicológicas de percepção, movimentação, atenção, memória, fala e pensamento dos alunos com dificuldades de aprendizagem. Conceitos e tipos de memória. Alterações associadas aos lobos frontais. Implicações dos diferentes tipos de memória no processo de aprendizagem

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  • Neurociências e Aprendizagem

    36 Horas - Perspectiva do aprendizado e memória. Conceitos de aprendizagem motora, controle motor e desenvolvimento motor. Conceitos de capacidade, habilidade e potencialidade. Transferência de aprendizagem. Retenção e esquecimento de aprendizagem.

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  • Avaliação e Intervenção no Âmbito da Neuropsicopedagogia

    36 Horas - Neuropsicopedagogia: possibilidades e desafios no atendimento a alunos com dificuldades de aprendizagem e comprometimento neurológico. Seminários de pesquisa. Estudo de Casos.

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  • Didática do Ensino Superior

    36 Horas - Pressupostos e características da didática. O contexto da prática pedagógica. A construção de uma proposta de ensino/aprendizagem. O trabalho didático e o comprometimento com a totalidade do processo educativo. Sistematização do conteúdo e formas de construção do conhecimento. Tendências pedagógicas no processo de ensinar e aprender: prática docente. Planejamento de ensino: conceito, características, tipos, elementos estruturais-objetos, conteúdo, procedimentos e avaliação. Bibliografia Básica: GADOTTI, Moacir e Romão, José E. (org.). Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. São Paulo: Cortez, 2000.; LIBÂNEO, J. C. Didática. Editora Contexto, São Paulo, 2006; ___________. Tendências pedagógicas na prática escolar. Democratização da escola pública; a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 6ª ed., São Paulo, Loyola, 1984. LUCKESI, CIPRIANO CARLOS. Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e Proposições. 18o edição, São Paulo, Ed. Cortez, 2006.; MASETTO, Marcos Tarciso. Didática - Aula como centro, São Paulo: FTD, 1996.

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  • Psicologia da Aprendizagem

    36 Horas - Ensino e aprendizagem na Universidade. Criatividade na sala de aula. A importância de fatores motivacionais. Elementos do processo ensino-aprendizagem com adultos. A pesquisa psicológica na aprendizagem de adultos. Mecanismos Psicológicos da Aprendizagem e o processo de informações. As principais teorias da aprendizagem. Bibliografia Básica: ANASTASIOU, L; ALVES, L. (orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho docente em aula. 6 ed. Joinville: Univille, 2006. ANTUNES, Celso. Trabalhando habilidades: construindo ideias. São Paulo: Scipione, 2001.; ____________. Novas maneiras de ensinar, novas maneiras de aprender. Porto Alegre: Artmed, 2002. MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus Editorial, 2003a. ______________ (org.). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998. 112p. MORIN, E. Os desafios da complexidade. In: MORIN, E. (Org.). A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. MORIN, E. Educação e Complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortês, 2009.

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  • Metodologia da Pesquisa

    36 Horas - Pesquisa cientifica: conceito científico de pesquisa, ética e tipos de pesquisa. Projeto de pesquisa: elementos, projeto bibliográfico. Escolha e análise de tema. Procedimentos para coleta de dados; organização, apresentação, análise e interpretação de dados; Referências; Regras e normas para apresentação de trabalhos científicos. Bibliografia Básica: KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 26. Ed. Petrópolis: Vozes, 2009. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo, SP: Atlas, 1991. 270 p. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 13. ed. São Paulo: Cortez, 1986. 237 p. TEBEROSKY, A. Aprendendo a escrever: perspectivas psicológicas e implicações educacionais. São Paulo: Ática, 2002.

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  • Antropologia

    36 Horas - As correntes do pensamento antropológico no que diz respeito à descrição, interpretação e análise das formas de organização social dos agrupamentos humanos. As correntes do pensamento antropológico no que diz respeito à descrição, interpretação e análise das formas de organização social dos agrupamentos humanos. Os debates que marcaram a trajetória da disciplina e as noções-chave da Antropologia Social. Oscilação das abordagens entre o funcionalismo, estrutura e o processo como instrumentos analíticos para compreender as dinâmicas sociais na experiência humana. Conceitos de parentesco, trocas materiais e simbólicas, constituição social da pessoa, pensamento simbólico, mito e ritual, permanência e mudança. As noções de alteridade e etnocentrismo, a formação de representações e identidades sociais, os encontros interculturais. Apresentação da Antropologia como ciência do “outro” e introdução ao método etnográfico.

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