fbpx

Educação

Práticas do Cotidiano Escolar: Desafios e Possibilidades

Gratuito
8
  • Habilitação: Práticas do Cotidiano Escolar: Desafios e Possibilidades
  • Modalidade: Pós-graduação lato sensu
  • Carga horária total: 420 Horas
  • Modalidade: Presencial

Oferecer conhecimentos teóricos e práticos inerentes a Pesquisa em Educação, preparando os profissionais para o conhecimento e compreensão do mundo como fundamentação da ação através de projetos de pesquisas e de sua aplicação prática nas instituições de ensino.

Portadores de diploma de curso superior com interesse se aprofundar em pesquisas na área da Educação.

Projeto de pesquisa


Pesquisa e prática de ensino


Currículo acadêmico, planos e projetos de ensino


Construção de projetos pedagógicos


Educação inclusiva no contexto do ensino e da aprendizagem


Psicologia da aprendizagem


Didática do Ensino Superior


Antropologia


Psicologia da Aprendizagem


Metodologia da Pesquisa

Pós EAD: R$200,00 + 12x R$99,00

Pós EAD + 4 Extensões**: R$200,00 + 12x R$119,00

Pós Presencial + 4 Extensões**: R$200,00 + 12x R$149,00

Pós EAD + 4 Extensões** + 3 Publicações de Artigo: R$200,00 + 12x R$149,00

* Valor pago até o vencimento
** 2 extensões de 120h e 2 de 45h

 

Eu li e concordo com os termos de contrato do curso

  • Projeto de Pesquisa

    36 Horas - Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Considerações sobre a atitude científica. O conhecimento como compreensão do mundo e como fundamentação da ação. As formas de conhecimento. Tipos de pesquisa. Classificação das pesquisas com base em seus objetivos e nos procedimentos técnicos utilizados. Finalidade, significado, modalidades e abordagens metodológicas da pesquisa em educação. Elementos constitutivos do projeto de pesquisa.

    Nenhum item nessa sessão
  • Pesquisa e Prática de Ensino

    36 Horas - Histórico da pesquisa no Brasil. Conceito e concepção da pesquisa. Ciência, investigação. Atitude científica. A prática de ensino e a atuação do professor. A indissociabilidade prática-teoria-prática da ação docente. Os diferentes espaços de formação. Condicionantes das práticas docentes nas escolas de ensino infantil, médio e fundamental. A investigação do cotidiano escolar e a construção de alternativas pedagógicas.

    Nenhum item nessa sessão
  • Currículo Acadêmico, Planos e Projetos de Ensino

    36 Horas - Currículo: tendências e filosofia. Origens do currículo no Brasil. O ensino de currículos e programas. Desafios curriculares para o novo milênio. Currículo e interdisciplinaridade. Estudo contextualizado dos parâmetros curriculares nacionais. Fundamentação teórica das diretrizes que norteiam a organização de Currículos, Programas e Projetos Pedagógicos. O programa acadêmico. O caráter interdisciplinar da organização curricular. Orientação básica para estruturação curricular interdisciplinar na educação básica.

    Nenhum item nessa sessão
  • Construção de Projetos Pedagógicos

    36 Horas - Dimensões e instrumentos da gestão pedagógica: o planejamento e o Projeto Pedagógico Curricular. O processo de planejamento e suas especificidades: a importância da elaboração de planos, programas e projetos na organização e gestão da escola. A construção coletiva do Projeto Político Pedagógico. As questões curriculares na escola: Os PCNs e a organização curricular.

    Nenhum item nessa sessão
  • Educação Inclusiva no Contexto do Ensino e Aprendizagem

    36 Horas - Educação especial na perspectiva da educação inclusiva, enfatizando as relações existentes entre os aspectos sociais, legais, psicopedagógicos. Prática educativa e construção de projetos de inclusão. Reflexão crítica da ação do educador outros de agentes sociais.

    Nenhum item nessa sessão
  • Psicologia da Aprendizagem

    36 Horas - Ensino e aprendizagem na Universidade. Criatividade na sala de aula. A importância de fatores motivacionais. Elementos do processo ensino-aprendizagem com adultos. A pesquisa psicológica na aprendizagem de crianças e adultos. Mecanismos Psicológicos da Aprendizagem e o processo de informações.

    Nenhum item nessa sessão
  • Didática do Ensino Superior

    36 Horas - Pressupostos e características da didática. O contexto da prática pedagógica. A construção de uma proposta de ensino/aprendizagem. O trabalho didático e o comprometimento com a totalidade do processo educativo. Sistematização do conteúdo e formas de construção do conhecimento. Tendências pedagógicas no processo de ensinar e aprender: prática docente. Planejamento de ensino: conceito, características, tipos, elementos estruturais-objetos, conteúdo, procedimentos e avaliação. Bibliografia Básica: GADOTTI, Moacir e Romão, José E. (org.). Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. São Paulo: Cortez, 2000.; LIBÂNEO, J. C. Didática. Editora Contexto, São Paulo, 2006; ___________. Tendências pedagógicas na prática escolar. Democratização da escola pública; a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 6ª ed., São Paulo, Loyola, 1984. LUCKESI, CIPRIANO CARLOS. Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e Proposições. 18o edição, São Paulo, Ed. Cortez, 2006.; MASETTO, Marcos Tarciso. Didática - Aula como centro, São Paulo: FTD, 1996.

    Nenhum item nessa sessão
  • Psicologia da Aprendizagem

    36 Horas - Ensino e aprendizagem na Universidade. Criatividade na sala de aula. A importância de fatores motivacionais. Elementos do processo ensino-aprendizagem com adultos. A pesquisa psicológica na aprendizagem de adultos. Mecanismos Psicológicos da Aprendizagem e o processo de informações. As principais teorias da aprendizagem. Bibliografia Básica: ANASTASIOU, L; ALVES, L. (orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho docente em aula. 6 ed. Joinville: Univille, 2006. ANTUNES, Celso. Trabalhando habilidades: construindo ideias. São Paulo: Scipione, 2001.; ____________. Novas maneiras de ensinar, novas maneiras de aprender. Porto Alegre: Artmed, 2002. MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus Editorial, 2003a. ______________ (org.). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998. 112p. MORIN, E. Os desafios da complexidade. In: MORIN, E. (Org.). A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. MORIN, E. Educação e Complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortês, 2009.

    Nenhum item nessa sessão
  • Metodologia da Pesquisa

    36 Horas - Pesquisa cientifica: conceito científico de pesquisa, ética e tipos de pesquisa. Projeto de pesquisa: elementos, projeto bibliográfico. Escolha e análise de tema. Procedimentos para coleta de dados; organização, apresentação, análise e interpretação de dados; Referências; Regras e normas para apresentação de trabalhos científicos. Bibliografia Básica: KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 26. Ed. Petrópolis: Vozes, 2009. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo, SP: Atlas, 1991. 270 p. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 13. ed. São Paulo: Cortez, 1986. 237 p. TEBEROSKY, A. Aprendendo a escrever: perspectivas psicológicas e implicações educacionais. São Paulo: Ática, 2002.

    Nenhum item nessa sessão
  • Antropologia

    36 Horas - As correntes do pensamento antropológico no que diz respeito à descrição, interpretação e análise das formas de organização social dos agrupamentos humanos. As correntes do pensamento antropológico no que diz respeito à descrição, interpretação e análise das formas de organização social dos agrupamentos humanos. Os debates que marcaram a trajetória da disciplina e as noções-chave da Antropologia Social. Oscilação das abordagens entre o funcionalismo, estrutura e o processo como instrumentos analíticos para compreender as dinâmicas sociais na experiência humana. Conceitos de parentesco, trocas materiais e simbólicas, constituição social da pessoa, pensamento simbólico, mito e ritual, permanência e mudança. As noções de alteridade e etnocentrismo, a formação de representações e identidades sociais, os encontros inter-culturais. Apresentação da Antropologia como ciência do “outro” e introdução ao método etnográfico.

    Nenhum item nessa sessão

Instrutor