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Educação

Psicanálise dos Contos de Fadas no Contexto Escolar

Gratuito
Psicanálise dos Contos de Fadas no Contexto Escolar
  • Habilitação: Psicanálise dos Contos de Fadas no Contexto Escolar
  • Modalidade: Pós-graduação lato sensu
  • Carga horária total: 420 Horas
  • Modalidade: Presencial

Oferecer aos alunos e profissionais interessados no assunto, subsídios para a se aprofundar nos conceitos de Psicanálise procurando entender a importância da Psicanálise no desenvolvimento humano. Identificar através da psicanálise a importância dos Contos de Fadas para o desenvolvimento da criança, e a compreender como os Contos são inseridos no contexto escolar.

Direcionado aos graduados nas diversas áreas ligadas à Educação e demais profissionais portadores de diploma de curso superior devidamente credenciado, que pretendam se aprofundar nos assuntos ligados a PSICANÁLISE DOS CONTOS DE FADAS NA EDUCAÇÃO, para trabalhar de forma crítica, ética e reflexiva, em prol de uma educação de qualidade para todos os cidadãos e do bem-estar da sociedade como um todo.

Introdução à psicanálise


A psicanálise e o desenvolvimento infantil


Literatura infantil e os contos de fadas na educação


Psicanálise dos contos de fada


As práticas das linguagens nas salas da educação infantil


O mundo imaginário dos contos de fada na visão infantil


Didática do Ensino Superior


Antropologia


Psicologia da Aprendizagem


Metodologia da Pesquisa

Pós EAD: R$200,00 + 12x R$99,00

Pós EAD + 4 Extensões**: R$200,00 + 12x R$119,00

Pós Presencial + 4 Extensões**: R$200,00 + 12x R$149,00

Pós EAD + 4 Extensões** + 3 Publicações de Artigo: R$200,00 + 12x R$149,00

* Valor pago até o vencimento
** 2 extensões de 120h e 2 de 45h

 

Eu li e concordo com os termos de contrato do curso

  • Introdução a Psicanalise

    36 Horas - A partir da consideração do inconsciente na constituição do sujeito e de suas relações, ampliar e ressignificar a identidade profissional do educador. Favorecer o exercício reflexivo sobre as práticas e concepções educacionais mediante os conhecimentos acumulados pela Psicanálise, focalizando-se o conceito de infantil. A psicanálise e os significados simbólicos dos contos ligados ao amadurecimento emocional. A fantasia como facilitador da compreensão do mundo.

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  • A Psicanalise e o Desenvolvimento Infantil

    36 Horas - Conceito de desenvolvimento. Historicidade do conceito de infância. Métodos de estudo em psicologia do desenvolvimento e psicanálise: medidas de resultados versus enfoques processuais. Concepções sobre desenvolvimento e as grandes questões: natureza x ambiente, continuidades x descontinuidades, e diferenças individuais. Desenvolvimento nos primeiros anos de vida. Integração dos aspectos cognitivo, emocional e social do desenvolvimento. Questões concernentes à socialização nos diversos contextos do desenvolvimento: família, pares de idade, grupos, escola; mídia, economia, política. Abordagem da Psicanálise sobre o processo de aprendizagem. Concepções e fatores determinantes. Fatores intrapessoais do processo de ensino aprendizagem, Inteligência, personalidade, motivação. Dificuldades de aprendizagem, prevenção e intervenção. Os Contos de Fadas como papel fundamental no processo de desenvolvimento da criança, tanto no lúdico, como na linguagem oral e escrita. Os Contos de Fadas como instrumentos para a descoberta de sentimentos como o medo, a alegria, a tristeza.

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  • Literatura Infantil e os Contos na Educação

    36 Horas - A formação de educadores no contexto da literatura infantil. A leitura como fonte de entretenimento, prazer e formação. O incentivo e o estímulo como peça-chave para formação de leitores. Processos criativos na educação infantil através do mundo imaginário, visando inserir as brincadeiras e os jogos simbólicos através dos contos de fadas. Desenvolver a ludicidade na prática pedagógica através da arte de contar história, utilizando os Contos de Fadas para trabalhar as diversas linguagens na criança.

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  • Psicanalise dos Contos de Fada

    36 Horas - Contribuições da Psicologia/Psicanálise na compreensão dos mitos e contos de fadas, através dos enfoques antroposófico e junguiano. Possibilidades de utilização das imagens geradas pelos mitos e contos de fadas na Educação.

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  • As Práticas das Linguagens nas Salas da Educação Infantil

    36 Horas - Conhecer e identificar as etapas do desenvolvimento da linguagem oral e escrita na educação infantil. Aquisição e desenvolvimento do sistema fonológico na criança, das estruturas sintáticas e da estrutura pragmática. Sistemas de linguagem escrita. Processos cognitivos básicos referentes ao sistema simbólico. Aprendizagem e o sistema de linguagem através da ludicidade na sala de aula.

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  • O Mundo Imaginário dos Contos de Fada na Visão Infantil

    36 Horas - Os contos de fada na infância como formadores de pensamentos criativos, inventivos e de julgamentos. A importância de se trabalhar o imaginário infantil e a vivência de emoções, exercitando a fantasia e a imaginação.

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  • Didática do Ensino Superior

    36 Horas - Pressupostos e características da didática. O contexto da prática pedagógica. A construção de uma proposta de ensino/aprendizagem. O trabalho didático e o comprometimento com a totalidade do processo educativo. Sistematização do conteúdo e formas de construção do conhecimento. Tendências pedagógicas no processo de ensinar e aprender: prática docente. Planejamento de ensino: conceito, características, tipos, elementos estruturais-objetos, conteúdo, procedimentos e avaliação. Bibliografia Básica: GADOTTI, Moacir e Romão, José E. (org.). Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. São Paulo: Cortez, 2000.; LIBÂNEO, J. C. Didática. Editora Contexto, São Paulo, 2006; ___________. Tendências pedagógicas na prática escolar. Democratização da escola pública; a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 6ª ed., São Paulo, Loyola, 1984. LUCKESI, CIPRIANO CARLOS. Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e Proposições. 18o edição, São Paulo, Ed. Cortez, 2006.; MASETTO, Marcos Tarciso. Didática - Aula como centro, São Paulo: FTD, 1996.

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  • Psicologia da Aprendizagem

    36 Horas - Ensino e aprendizagem na Universidade. Criatividade na sala de aula. A importância de fatores motivacionais. Elementos do processo ensino-aprendizagem com adultos. A pesquisa psicológica na aprendizagem de adultos. Mecanismos Psicológicos da Aprendizagem e o processo de informações. As principais teorias da aprendizagem. Bibliografia Básica: ANASTASIOU, L; ALVES, L. (orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho docente em aula. 6 ed. Joinville: Univille, 2006. ANTUNES, Celso. Trabalhando habilidades: construindo ideias. São Paulo: Scipione, 2001.; ____________. Novas maneiras de ensinar, novas maneiras de aprender. Porto Alegre: Artmed, 2002. MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus Editorial, 2003a. ______________ (org.). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998. 112p. MORIN, E. Os desafios da complexidade. In: MORIN, E. (Org.). A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. MORIN, E. Educação e Complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortês, 2009.

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  • Metodologia da Pesquisa

    36 Horas - Pesquisa cientifica: conceito científico de pesquisa, ética e tipos de pesquisa. Projeto de pesquisa: elementos, projeto bibliográfico. Escolha e análise de tema. Procedimentos para coleta de dados; organização, apresentação, análise e interpretação de dados; Referências; Regras e normas para apresentação de trabalhos científicos. Bibliografia Básica: KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 26. Ed. Petrópolis: Vozes, 2009. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo, SP: Atlas, 1991. 270 p. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 13. ed. São Paulo: Cortez, 1986. 237 p. TEBEROSKY, A. Aprendendo a escrever: perspectivas psicológicas e implicações educacionais. São Paulo: Ática, 2002.

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  • Antropologia

    36 Horas - As correntes do pensamento antropológico no que diz respeito à descrição, interpretação e análise das formas de organização social dos agrupamentos humanos. As correntes do pensamento antropológico no que diz respeito à descrição, interpretação e análise das formas de organização social dos agrupamentos humanos. Os debates que marcaram a trajetória da disciplina e as noções-chave da Antropologia Social. Oscilação das abordagens entre o funcionalismo, estrutura e o processo como instrumentos analíticos para compreender as dinâmicas sociais na experiência humana. Conceitos de parentesco, trocas materiais e simbólicas, constituição social da pessoa, pensamento simbólico, mito e ritual, permanência e mudança. As noções de alteridade e etnocentrismo, a formação de representações e identidades sociais, os encontros interculturais. Apresentação da Antropologia como ciência do “outro” e introdução ao método etnográfico.

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