fbpx

Educação

Psicologia Escolar

Gratuito
7
  • Habilitação: Psicologia Escolar
  • Modalidade: Pós-graduação lato sensu
  • Carga horária total: 420 Horas
  • Modalidade: Presencial

Oferecer conhecimentos teóricos e práticos sobre a psicologia escolar como contribuição para o processo de ensino e aprendizagem.

Portadores de diploma de curso superior, licenciados ou bacharéis, com interesse na área.

Fundamentos da psicologia escolar


Processo simbólico e aprendizagem


As contribuições de Vygotski, Wallon e Piaget para a Psicologia da educação


Relações familiares e aprendizagem


Psicomotricidade e aprendizagem


A escola como fenômeno social, econômico e cultural


Didática do Ensino Superior


Antropologia


Psicologia da Aprendizagem


Metodologia da Pesquisa

Pós EAD: R$200,00 + 12x R$99,00

Pós EAD + 4 Extensões**: R$200,00 + 12x R$119,00

Pós Presencial + 4 Extensões**: R$200,00 + 12x R$149,00

Pós EAD + 4 Extensões** + 3 Publicações de Artigo: R$200,00 + 12x R$149,00

* Valor pago até o vencimento
** 2 extensões de 120h e 2 de 45h

 

Eu li e concordo com os termos de contrato do curso

  • Fundamentos da Psicologia Escolar

    36 Horas - A psicologia escolar no Brasil, considerações e reflexões históricas. A trajetória da psicologia escolar no Brasil. A psicologia escolar em busca de novas perspectivas e dimensões. A psicologia escolar em busca de uma prática crítica.

    Nenhum item nessa sessão
  • Processo Simbólico e Aprendizagem

    36 Horas - O comportamento simbólico. O papel das emoções na aprendizagem do comportamento simbólico. Os símbolos e as funções emocionais. O diferencial semântico como medida de transferência de significado.

    Nenhum item nessa sessão
  • Contribuições de Vygotsky, Wallon e Piaget para a Psicologia da Educação

    36 Horas - Piaget, Vygostsky e Wallon e suas proposições e contribuições individuais para os estudos da psicologia educacional.

    Nenhum item nessa sessão
  • Relações Familiares e a Aprendizagem

    36 Horas - Reflexões sobre o envolvimento dos pais no processo de aprendizagem, como incentivo para o desenvolvimento de habilidades com relação aos estudos. Pressupostos sobre a promoção de comportamentos facilitadores da aprendizagem em crianças.

    Nenhum item nessa sessão
  • Psicomotricidade e Aprendizagem

    36 Horas - A relação entre psicomotricidade e aprendizagem. Distúrbios de Aprendizagem. Fatores dificultadores da aprendizagem. Síndromes e transtornos invasivos. A evolução dos jogos e a ludicidade.

    Nenhum item nessa sessão
  • A Escola como Fenômeno Social, Econômico e Cultural

    36 Horas - Desigualdade escolar e vulnerabilidade social. O isolamento social. Desigualdades e segregações. Desigualdade socioespacial e a composição sociocultural.

    Nenhum item nessa sessão
  • Didática do Ensino Superior

    36 Horas - Pressupostos e características da didática. O contexto da prática pedagógica. A construção de uma proposta de ensino/aprendizagem. O trabalho didático e o comprometimento com a totalidade do processo educativo. Sistematização do conteúdo e formas de construção do conhecimento. Tendências pedagógicas no processo de ensinar e aprender: prática docente. Planejamento de ensino: conceito, características, tipos, elementos estruturais-objetos, conteúdo, procedimentos e avaliação.

    Nenhum item nessa sessão
  • Psicologia da Aprendizagem

    36 Horas - Ensino e aprendizagem na Universidade. Criatividade na sala de aula. A importância de fatores motivacionais. Elementos do processo ensino-aprendizagem com adultos. A pesquisa psicológica na aprendizagem de adultos. Mecanismos Psicológicos da Aprendizagem e o processo de informações. As principais teorias da aprendizagem.

    Nenhum item nessa sessão
  • Metodologia da Pesquisa

    36 Horas - Pesquisa cientifica: conceito científico de pesquisa, ética e tipos de pesquisa. Projeto de pesquisa: elementos, projeto bibliográfico. Escolha e análise de tema. Procedimentos para coleta de dados; organização, apresentação, análise e interpretação de dados; Referências; Regras e normas para apresentação de trabalhos científicos.

    Nenhum item nessa sessão
  • Antropologia

    36 Horas - As correntes do pensamento antropológico no que diz respeito à descrição, interpretação e análise das formas de organização social dos agrupamentos humanos. As correntes do pensamento antropológico no que diz respeito à descrição, interpretação e análise das formas de organização social dos agrupamentos humanos. Os debates que marcaram a trajetória da disciplina e as noções-chave da Antropologia Social. Oscilação das abordagens entre o funcionalismo, estrutura e o processo como instrumentos analíticos para compreender as dinâmicas sociais na experiência humana. Conceitos de parentesco, trocas materiais e simbólicas, constituição social da pessoa, pensamento simbólico, mito e ritual, permanência e mudança. As noções de alteridade e etnocentrismo, a formação de representações e identidades sociais, os encontros inter-culturais. Apresentação da Antropologia como ciência do “outro” e introdução ao método etnográfico.

    Nenhum item nessa sessão

Instrutor