fbpx

Educação

Psicopedagogia Institucional

Gratuito
shutterstock_305473358
  • Habilitação: Psicopedagogia Institucional
  • Modalidade: Pós-graduação lato sensu
  • Carga horária total: 420 Horas
  • Modalidade: Presencial

O objetivo do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional é fornecer instrumentos para que o egresso compreenda o papel da psicopedagogia no processo de construção do conhecimento e utilize procedimentos psicopedagógicos para potencializar o processo de ensino e aprendizagem nas instituições.

Profissionais da área da Educação, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Sociologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Medicina e outros profissionais portadores de diploma de curso superior interessados nos fundamentos da psicopedagogia e em atuar na área da psicopedagogia clínica e institucional são o público-alvo do curso.

Conceitos matemáticos e aprendizagem


Psicopedagogia e a educação inclusiva


Diagnótico psicopedagogia institucional


Estudos de casos institucionais


Planejamento e prática psicopedagógica


Psicomotricidade


Didática do Ensino Superior


Antropologia


Psicologia da Aprendizagem


Metodologia da Pesquisa

Pós EAD: R$200,00 + 12x R$99,00

Pós EAD + 4 Extensões**: R$200,00 + 12x R$119,00

Pós Presencial + 4 Extensões**: R$200,00 + 12x R$149,00

Pós EAD + 4 Extensões** + 3 Publicações de Artigo: R$200,00 + 12x R$149,00

* Valor pago até o vencimento
** 2 extensões de 120h e 2 de 45h

 

Eu li e concordo com os termos de contrato do curso

  • Conceitos Matemáticos e Aprendizagem

    36 horas - Estudo dos princípios matemáticos que se relacionam com outras áreas do conhecimento e que permeiam o cotidiano da criança e do adolescente. Análise das contribuições da matemática ao exercício da psicopedagogia, em especial dos conceitos indispensáveis à contextualização do sujeito aprendente nos diferentes espaços de aprendizagem.

    Nenhum item nessa sessão
  • Psicopedagogia e Educação Inclusiva

    36 Horas - Estudo das intervenções psicopedagógica junto ao sujeito com necessidades educacionais especiais em diversos contextos. Conhecimento dos sujeitos com necessidades educacionais especiais nos aspectos psicossociais e as implicações do processo de inclusão/exclusão no desenvolvimento destes sujeitos.

    Nenhum item nessa sessão
  • Diagnóstico Psicopedagógico Institucional

    36 Horas - Diferentes abordagens da psicopedagogia institucional. Os fundamentos da psicopedagogia institucional. Prática, diagnóstico, intervenção e prevenção de problemas e dificuldades de aprendizagem no âmbito escolar. Intervenção psicopedagógica junto aos alunos. Intervenção psicopedagógica junto a funcionários e professores.

    Nenhum item nessa sessão
  • Estudos de Casos Institucionais

    36 Horas - Proceder a construção de casos institucionais a partir de sua prática e/ou de leitura comentada de casos clínicos. Ação do psicopedagogo na instituição. Projetos - etapas da construção. Desenvolvimento e assessoria de proposta psicopedagógica. Análises individuais e em grupo de casos institucionais.

    Nenhum item nessa sessão
  • Planejamento e Prática Psicopedagógica

    36 Horas - Diferentes tipos de abordagens no atendimento psicopedagógico. Pressupostos teóricos em psicopedagogia. Os sujeitos do processo educativo: professor e aluno. Planejamento da ação psicopedagógica na escola. O espaço do psicopedagogo no cotidiano escolar. Testes, observação pura, análise de tarefa. Perfil de desempenho: psicomotor, da leitura, da escrita, do cálculo. Observação clínica, registro dos processos: operatório, psicomotor, da leitura, da escrita e do cálculo.

    Nenhum item nessa sessão
  • Psicomotricidade

    36 Horas - Psicomotricidade: histórico e conceito. Fundamentos teóricos básicos da educação psicomotora. Avaliação do desenvolvimento psicomotor. Distúrbios psicomotores. Intervenções da Psicomotricidade. Avaliação psicomotora. Dinâmicas de grupo, jogos e simulações.

    Nenhum item nessa sessão
  • Didática do Ensino Superior

    36 Horas - Pressupostos e características da didática. O contexto da prática pedagógica. A construção de uma proposta de ensino/aprendizagem. O trabalho didático e o comprometimento com a totalidade do processo educativo. Sistematização do conteúdo e formas de construção do conhecimento. Tendências pedagógicas no processo de ensinar e aprender: prática docente. Planejamento de ensino: conceito, características, tipos, elementos estruturais-objetos, conteúdo, procedimentos e avaliação. Bibliografia Básica: GADOTTI, Moacir e Romão, José E. (org.). Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. São Paulo: Cortez, 2000.; LIBÂNEO, J. C. Didática. Editora Contexto, São Paulo, 2006; ___________. Tendências pedagógicas na prática escolar. Democratização da escola pública; a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 6ª ed., São Paulo, Loyola, 1984. LUCKESI, CIPRIANO CARLOS. Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e Proposições. 18o edição, São Paulo, Ed. Cortez, 2006.; MASETTO, Marcos Tarciso. Didática - Aula como centro, São Paulo: FTD, 1996.

    Nenhum item nessa sessão
  • Psicologia da Aprendizagem

    36 Horas - Ensino e aprendizagem na Universidade. Criatividade na sala de aula. A importância de fatores motivacionais. Elementos do processo ensino-aprendizagem com adultos. A pesquisa psicológica na aprendizagem de adultos. Mecanismos Psicológicos da Aprendizagem e o processo de informações. As principais teorias da aprendizagem. Bibliografia Básica: ANASTASIOU, L; ALVES, L. (orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho docente em aula. 6 ed. Joinville: Univille, 2006. ANTUNES, Celso. Trabalhando habilidades: construindo ideias. São Paulo: Scipione, 2001.; ____________. Novas maneiras de ensinar, novas maneiras de aprender. Porto Alegre: Artmed, 2002. MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus Editorial, 2003a. ______________ (org.). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998. 112p. MORIN, E. Os desafios da complexidade. In: MORIN, E. (Org.). A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. MORIN, E. Educação e Complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortês, 2009.

    Nenhum item nessa sessão
  • Metodologia da Pesquisa

    36 Horas - Pesquisa cientifica: conceito científico de pesquisa, ética e tipos de pesquisa. Projeto de pesquisa: elementos, projeto bibliográfico. Escolha e análise de tema. Procedimentos para coleta de dados; organização, apresentação, análise e interpretação de dados; Referências; Regras e normas para apresentação de trabalhos científicos. Bibliografia Básica: KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 26. Ed. Petrópolis: Vozes, 2009. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo, SP: Atlas, 1991. 270 p. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 13. ed. São Paulo: Cortez, 1986. 237 p. TEBEROSKY, A. Aprendendo a escrever: perspectivas psicológicas e implicações educacionais. São Paulo: Ática, 2002.

    Nenhum item nessa sessão
  • Antropologia

    36 Horas - As correntes do pensamento antropológico no que diz respeito à descrição, interpretação e análise das formas de organização social dos agrupamentos humanos. As correntes do pensamento antropológico no que diz respeito à descrição, interpretação e análise das formas de organização social dos agrupamentos humanos. Os debates que marcaram a trajetória da disciplina e as noções-chave da Antropologia Social. Oscilação das abordagens entre o funcionalismo, estrutura e o processo como instrumentos analíticos para compreender as dinâmicas sociais na experiência humana. Conceitos de parentesco, trocas materiais e simbólicas, constituição social da pessoa, pensamento simbólico, mito e ritual, permanência e mudança. As noções de alteridade e etnocentrismo, a formação de representações e identidades sociais, os encontros inter-culturais. Apresentação da Antropologia como ciência do “outro” e introdução ao método etnográfico.

    Nenhum item nessa sessão

Instrutor