fbpx

Educação

Teatro em Educação

Gratuito
4
  • Habilitação: Teatro em Educação
  • Modalidade: Pós-graduação lato sensu
  • Carga horária total: 420 Horas
  • Modalidade: Presencial

Oferecer uma abordagem dos conceitos, tematizações e práticas inerentes ao campo artístico/teatral e seu tratamento pedagógico, com vistas às suas aplicações no ambiente escolar. Oportunizar um espaço de reflexão sobre a formação e a evolução do teatro ao longo da história, dando especial atenção às práticas de apropriação da montagem e dramaturgia, dentro da escola.

Professores, Pedagogos e interessados em pesquisas na área de teatro na educação.

História do tetro


Práticas de ensino em teatro


Oficina e criação em dramaturgia


Montagem e encenação


Pedagogia do teatro e o processo educativo


A arte como objeto de sensibilização para a aprendizagem


Didática do Ensino Superior


Antropologia


Psicologia da Aprendizagem


Metodologia da Pesquisa

Pós EAD: R$200,00 + 12x R$99,00

Pós EAD + 4 Extensões**: R$200,00 + 12x R$119,00

Pós Presencial + 4 Extensões**: R$200,00 + 12x R$149,00

Pós EAD + 4 Extensões** + 3 Publicações de Artigo: R$200,00 + 12x R$149,00

* Valor pago até o vencimento
** 2 extensões de 120h e 2 de 45h

 

Eu li e concordo com os termos de contrato do curso

  • História do Teatro

    36 Horas - Estudo da história do Teatro no mundo e no Brasil. Análise histórica dos textos representativos da literatura dramática universal.

    Nenhum item nessa sessão
  • Práticas de Ensino em Teatro

    36 Horas - Planejamento e prática de Teatro na escola na escola. As referências curriculares para o ensino de Teatro e a dinâmica da sala de aula nas séries iniciais. Apresentação dos elementos estruturais da improvisação teatral. O jogo como criação dramatúrgica, visando à construção de personagens e cenas para a construção do teatro no contexto escolar.

    Nenhum item nessa sessão
  • Oficina de Criação em Dramaturgia

    36 Horas - Estudo e análise dos diferentes modelos estruturais do texto teatral: As formas do Drama moderno. Técnicas de composição dramatúrgica. A jornada do herói, de Joseph Campbell. O teatro de Martins Pena até hoje. O conceito peças didáticas de Bertholt Brecht.

    Nenhum item nessa sessão
  • Montagem e Encenação

    36 Horas - Exercício e análise dos elementos que compõem a cena teatral, por meio do estudo dos personagens, para apreender as suas funções no ambiente psicossocial e estético do enredo e na totalidade da peça visando o contexto escolar.

    Nenhum item nessa sessão
  • Pedagogia do Teatro e o Processo Educativo

    36 Horas - Pressupostos e características da didática. O contexto da prática pedagógica. A construção de uma proposta de ensino/aprendizagem. O trabalho didático e o comprometimento com a totalidade do processo educativo. Sistematização do conteúdo e formas de construção do conhecimento. Tendências pedagógicas no processo de ensinar e aprender: prática docente. Planejamento de ensino: conceito, características, tipos, elementos estruturais-objetos, conteúdo, procedimentos e avaliação.

    Nenhum item nessa sessão
  • A Arte como Objeto de Sensibilização para o Aprendizado: Pedagogia do Teatro e o Processo Educativo

    36 Horas - A presença teatral na Educação. Planejamento e prática de Teatro na escola de educação infantil e ensino fundamental. A construção do conhecimento pedagógico e a prática do teatro. O processo da montagem na educação. As diferentes fontes sonoras: a voz, o corpo, o movimento e materiais sonoros disponíveis para representações diversas. O registro nas instituições de educação infantil e ensino fundamental. A experiência estética do ponto de vista filosófico, bem como suas implicações no processo de ensino aprendizagem. Procura investigar os pressupostos de metodologias de ensino diferenciadas, para além do formato pré-existente, com o objetivo de criar na sala de aula um espaço de transformação em potencial do educando e do educador. Tem como prioridade de estudo observar os fenômenos que decorrem no encontro entre o indivíduo e uma manifestação artística, seja como espectador ou produtor, assim como os resultados que potencializam o caráter formativo do indivíduo.

    Nenhum item nessa sessão
  • Didática do Ensino Superior

    36 Horas - Pressupostos e características da didática. O contexto da prática pedagógica. A construção de uma proposta de ensino/aprendizagem. O trabalho didático e o comprometimento com a totalidade do processo educativo. Sistematização do conteúdo e formas de construção do conhecimento. Tendências pedagógicas no processo de ensinar e aprender: prática docente. Planejamento de ensino: conceito, características, tipos, elementos estruturais-objetos, conteúdo, procedimentos e avaliação. Bibliografia Básica: GADOTTI, Moacir e Romão, José E. (org.). Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. São Paulo: Cortez, 2000.; LIBÂNEO, J. C. Didática. Editora Contexto, São Paulo, 2006; ___________. Tendências pedagógicas na prática escolar. Democratização da escola pública; a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 6ª ed., São Paulo, Loyola, 1984. LUCKESI, CIPRIANO CARLOS. Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e Proposições. 18o edição, São Paulo, Ed. Cortez, 2006.; MASETTO, Marcos Tarciso. Didática - Aula como centro, São Paulo: FTD, 1996.

    Nenhum item nessa sessão
  • Psicologia da Aprendizagem

    36 Horas - Ensino e aprendizagem na Universidade. Criatividade na sala de aula. A importância de fatores motivacionais. Elementos do processo ensino-aprendizagem com adultos. A pesquisa psicológica na aprendizagem de adultos. Mecanismos Psicológicos da Aprendizagem e o processo de informações. As principais teorias da aprendizagem. Bibliografia Básica: ANASTASIOU, L; ALVES, L. (orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho docente em aula. 6 ed. Joinville: Univille, 2006. ANTUNES, Celso. Trabalhando habilidades: construindo ideias. São Paulo: Scipione, 2001.; ____________. Novas maneiras de ensinar, novas maneiras de aprender. Porto Alegre: Artmed, 2002. MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus Editorial, 2003a. ______________ (org.). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998. 112p. MORIN, E. Os desafios da complexidade. In: MORIN, E. (Org.). A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. MORIN, E. Educação e Complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortês, 2009.

    Nenhum item nessa sessão
  • Metodologia da Pesquisa

    36 Horas - Pesquisa cientifica: conceito científico de pesquisa, ética e tipos de pesquisa. Projeto de pesquisa: elementos, projeto bibliográfico. Escolha e análise de tema. Procedimentos para coleta de dados; organização, apresentação, análise e interpretação de dados; Referências; Regras e normas para apresentação de trabalhos científicos. Bibliografia Básica: KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 26. Ed. Petrópolis: Vozes, 2009. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo, SP: Atlas, 1991. 270 p. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 13. ed. São Paulo: Cortez, 1986. 237 p. TEBEROSKY, A. Aprendendo a escrever: perspectivas psicológicas e implicações educacionais. São Paulo: Ática, 2002.

    Nenhum item nessa sessão
  • Antropologia

    36 Horas - As correntes do pensamento antropológico no que diz respeito à descrição, interpretação e análise das formas de organização social dos agrupamentos humanos. As correntes do pensamento antropológico no que diz respeito à descrição, interpretação e análise das formas de organização social dos agrupamentos humanos. Os debates que marcaram a trajetória da disciplina e as noções-chave da Antropologia Social. Oscilação das abordagens entre o funcionalismo, estrutura e o processo como instrumentos analíticos para compreender as dinâmicas sociais na experiência humana. Conceitos de parentesco, trocas materiais e simbólicas, constituição social da pessoa, pensamento simbólico, mito e ritual, permanência e mudança. As noções de alteridade e etnocentrismo, a formação de representações e identidades sociais, os encontros interculturais. Apresentação da Antropologia como ciência do “outro” e introdução ao método etnográfico.

    Nenhum item nessa sessão

Instrutor