fbpx

Blog

Apoio ao Professor Extra Curricular Sem categoria

Dia Nacional da Biblioteca – um resgate do amor pela leitura.

Este dia Nacional da Biblioteca pede atenção aos baixos índices de leitura em nosso país.

O principal objetivo desta data é incentivar a leitura como ferramenta base para a educação e formação dos indivíduos.

A biblioteca é o local onde estão reunidos diferentes tipos de livros, que abrangem os mais variados assuntos. Este é um espaço essencial para a aquisição de conhecimentos e, por norma, procurado por pessoas que desejam explorar a literatura, estudar ou trabalhar.

Ensinar o amor pela Leitura

É fato que mesmo antes da pandemia, as bibliotecas já vinham perdendo o movimento. Grande parte disso pode ser atribuído ao pouco interesse por leitura em nosso país.

A Pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada pelo Instituto Pró Livro em parceria com o Itaú Cultural, apurou que, de 2015 para 2019, a porcentagem de leitores no Brasil caiu de 56% para 52%. O brasileiro lê, em média, cinco livros por ano, sendo aproximadamente 2,4 livros lidos apenas em parte e, 2,5, inteiros.

Também podemos mencionar, como fatores desestimulantes, os ambientes de biblioteca das escolas.

A Biblioteca pode ser atrativa

O espaço da biblioteca deve ser silencioso e organizado – para evitar que essas duas premissas sejam descumpridas, muitas escolas optam por restringir o acesso aos livros, colocando um balcão para que os alunos peçam ao bibliotecário o livro que desejam.

Além disso, a falta de espaços aconchegantes para leitura e estudo também reduzem a circulação de estudantes.

Embora sejam medidas com o objetivo claro de prevenir a bagunça, elas também afastam os alunos e reduzem a biblioteca à uma sala cheia de prateleiras e livros, quando na verdade ela pode ser um local de estudo, de descoberta de grandes autores e da construção do pensamento crítico.

Criar ambientes com iluminação adequada e conforto pode incentivar a leitura e resgatar muitos alunos que estariam na porta da escola, fazendo bagunça de verdade.

A hora e a vez das Bibliotecas Digitais

Com a pandemia e o afastamento dos alunos das escolas, as bibliotecas virtuais passaram a receber mais visitantes bem como, muitas instituições agilizaram a digitalização de livros aumentando o acervo disponível.

Outro ponto importante a se observar é o aumento da oferta de livros digitais à venda. Retrato das condições atuais de afastamento social.

Espera-se que esse comportamento de busca em acervos digitais sobreponha a busca pelo livro físico, o que nos faria aposentar as prateleiras e livros, mas não necessariamente a biblioteca e nem mesmo o papel do bibliotecário.

 

Um espaço para pensar

Partindo do princípio de que a era digital chegou de vez, ainda assim podemos construir um espaço de leitura agradável e adequado para que nossas crianças possam buscar o silêncio e tranquilidade, mesmo que seu livro esteja dentro do próprio celular.

Disponibilizar equipamentos para leitura como computadores e tablets, além de ensinar e incentivar a leitura, continuam sendo um importante papel dos bibliotecários.

 

Conheça os cursos do IMEP

O Instituto Multidisciplinar de Educação Profissional (IMEP) surgiu da experiência dos seus fundadores na área da Educação como Professor, Coordenador e Diretor na rede pública e particular de ensino.

Com esta vasta experiência, e identificando a carência de cursos de qualidade que capacitem adequadamente os profissionais de educação, surgiu o IMEP EDUCACIONAL.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *