fbpx

Blog

Apoio ao Professor Especialização Pós Graduação

Educação Ambiental no Contexto Escolar

Estimular o raciocínio é um dos deveres da escola e a educação ambiental no contexto escolar é um importante aliado nesse sentido.

A princípio, falar de educação ambiental reforça a responsabilidade da comunidade escolar na preservação do meio ambiente.

Ou seja, quando assumimos a responsabilidade pelo ambiente em que vivemos e reconhecemos que nossos recursos naturais são finitos, aprendemos a respeitar seus limites.

A educação ambiental no contexto escolar, além de incentivar a criação de ambientes saudáveis e conscientes, gera também, saúde e qualidade de vida para a comunidade.

 

O meio ambiente e a qualidade de vida.

Você deve se lembrar que em meados de 2020, várias notícias mostraram o impacto positivo para o meio ambiente, das medidas de isolamento social tomadas para diminuir o contágio do novo coronavírus.

Assim como, fotos de satélite exibiam a visível diminuição da poluição, nas grandes cidades passamos a ver e ouvir os pássaros. Até os rios tinham mais peixes, segundo o relato de alguns pescadores.

Portanto, esse momento deixou claro que é possível reverter boa parte do impacto causado e a educação ambiental tem um importante papel nisso.

 

A Economia e a Educação Ambiental no Contexto Escolar

Você sabia que uma tonelada de papel reciclado pode poupar o corte de cerca de 22 árvores, economizar 71% de energia elétrica e poluir o ar 74% menos? (Fonte: Mundo Verde)

Em outras palavras, isso também pode ser traduzido em lucro para a escola com a venda de papéis para empresas de reciclagem.

De acordo com dados da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), cerca de 30% do lixo gerado no Brasil têm potencial de reciclagem, mas apenas 3% são de fato reaproveitados e transformados em produtos.

Do mesmo modo, o reuso de água dos bebedouros e captação de água da chuva também contribuem para a economia, tanto na redução do consumo de recursos hídricos como na redução do valor da conta de água.

Outra forma de economizar dinheiro e recursos é a utilização de energia solar. Uma vez instalado, os painéis podem suprir até 100% da energia utilizada.

 

A Educação Ambiental contribui para o ensino e formação.

Ao ensinar uma criança de 4 anos de idade a plantar um pé de alface, por exemplo, ela vai regar, observar, cuidar e quando colher ela terá concluído seu papel naquele momento.

Essa sensação de dever cumprido, de concluir algo é poderosa para o desenvolvimento cognitivo, além de aumentar as chances dessa criança gostar de salada!

Ao passo que fomentamos a educação ambiental no contexto escolar, aprendemos importantes lições de forma integrada, contínua e permanente.

 

Educação Ambiental na prática.

Nesse sentido, a aplicação da educação ambiental no contexto escolar desenvolve o raciocínio sustentável e a utilização responsável dos recursos naturais.

Uma excelente maneira de fazer isso é propor alguns assuntos para debater em sala de aula, por exemplo:

  • Coleta seletiva: ensinar e incentivar a separação de lixo, tanto em casa quanto na escola.
  • Poluição ambiental: mostrar exemplos de emissores de poluição e como diminuir isso.
  • Ecossistemas: a importância, restauração e preservação.
  • Recursos naturais: se a escola possuir sistemas de reuso de água e captação de energia solar, será ainda mais ilustrativo!

Promover eventos internos como a semana do meio ambiente, por exemplo, também contribui para o conhecimento e aplicação dos ensinamentos sobre sustentabilidade.

Portanto, existem muitas formas de promover e aplicar a educação ambiental.

Conheça todas elas no curso de Pós-Graduação em Educação Ambiental no Contexto Escolar

 

A Pós-Graduação no IMEP tem tudo o que você precisa.

Nesse sentido, a Pós-Graduação em Educação Ambiental no Contexto Escolar. tem como objetivo torná-los aptos a desenvolver ações conscientes e fomentar a responsabilidade socioambiental, bem como fornecer aos profissionais, embasamento a respeito dos aspectos interdisciplinares, institucionais e operacionais do gerenciamento ambiental.

Você pode ver todas as informações em nosso site, basta clicar aqui, ou deixe seus dados que entraremos em contato com mais informação sobre esse curso. www.imepeducacional.com.br 

Conheça o IMEP Educacional

O Instituto Multidisciplinar de Educação Profissional (IMEP) surgiu da experiência dos seus fundadores na área da Educação como Professor, Coordenador e Diretor na rede pública e particular de ensino.

Com esta vasta experiência, e identificando a carência de cursos de qualidade que capacitem adequadamente os profissionais de educação, surgiu o IMEP EDUCACIONAL

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *