A utilização da Ludoterapia como ferramenta educacional auxilia no desenvolvimento das crianças, na comunicação em sala de aula, na relação entre alunos e professores e principalmente no processo de aprendizagem.
A Ludoterapia é direcionada principalmente às crianças, pois trata-se do universo lúdico ao qual elas interagem naturalmente.
Muito embora seja um recurso terapêutico, sua aplicação no contexto educacional torna-se uma ferramenta poderosa.
Primeiramente porque o ato de brincar é um ambiente seguro para as crianças, onde elas se expressam livremente e se desenvolvem cognitivamente.
Os objetos lúdicos desafiam e apoiam a criança, potencializando o uso da imaginação e da fantasia, competências necessárias no decorrer de sua vida.
Como surgiu a Ludoterapia
A psicanalista Melanie Klein (1882-1960), desenvolveu esse método em 1920, como forma de abordagem clínica para acessar o inconsciente, bem como memórias e experiências das crianças.
Essa abordagem se mostrou muito eficaz no tratamento terapêutico de crianças que sofreram traumas, como abusos, acidentes ou morte de um familiar.
De acordo com a sua teoria, o ato de brincar revela a influência dos pais nos interesses e apreensões projetados pela criança, nos brinquedos e brincadeiras.
Ana Freud (1895-1982) filha mais nova de Sigmund Freud, desenvolveu a abordagem mais pedagógica da ludoterapia.
Seus estudos sobre a ludoterapia revelam que o brincar é uma forma de autoexpressão, em contraponto aos estudos de Melanie.
Para essa psicanalista, o brinquedo tinha como objetivo seduzir a criança para o atendimento, sendo associado a uma ação educativa. Sendo assim, a abordagem de Anna mostra uma tendência mais psicopedagógica do que analítica.
Ela também trabalhou o estabelecimento de laços de confiança entre o terapeuta e a criança, tendo o brinquedo como ponto de partida.
Trazendo essa metodologia para o universo escolar, podemos esperar que a aplicação da Ludoterapia em sala de aula contribua fortalecendo a confiança e respeito entre aluno e professor e consequentemente, o bom andamento das aulas em geral.
Ludoterapia aplicada aos adultos
A Ludoterapia também podem ser aplicadas aos adultos, trazendo grandes resultados em dinâmicas e treinamentos. Essa técnica proporciona a assimilação de forma vivencial dos objetivos do treinamento em questão.
A aplicação dessa abordagem pedagógica também pode despertar emoções sufocadas pela etiqueta corporativa, revelando facetas criativas e competitivas, bastante utilizadas em treinamentos de vendas.
Outra aplicação do “brincar” como ferramenta foi empregada pelas empresas de tecnologia. Essas empresas passaram a disponibilizar jogos em áreas de convivência, com o intuito de permitir um ambiente seguro para a expressão da criatividade e do pensamento disruptivo.
Isso contribuiu fortemente para a geração de novos produtos, bem como habilidades sociais como a colaboração e o trabalho em equipe.
Como a Ludoterapia pode contribuir para o ensino
A brincadeira proporciona o exercício da criatividade e a liberação de emoções. Por meio dela é possível aprender regras, aprender a competir, negociar, aprender a ter foco no objetivo e tudo isso ocorre de forma espontânea e divertida.
O que a torna educativa são os vários mecanismos acionados que ajudam no desenvolvimento e absorção de conceitos. Portanto, torna-se um recurso fundamental para consolidação dos ensinamentos em sala de aula.
Além disso, a criança é capaz de absorver o que aprende nos jogos e aplicar em sua vida, aprendendo a pensar estrategicamente, bem como os desafios emocionais que são: os medos, a frustração com a perda, o desejo de superar-se e a realização com a vitória.
Tal processo não ocorre espontaneamente. Há a necessidade do conhecimento científico para seleção e uso desses recursos em processos educativos.
Cabe ao professor, propor e dirigir as atividades a fim de obter um resultado educacional.
Capacitação de professores para aplicação da Ludoterapia
Para que as brincadeiras propostas cumpram seu propósito educacional, é necessário conhecer as técnicas e aplicabilidades, bem como a fase adequada para cada atividade lúdica.
Nesse sentido é importante saber o momento certo e duração adequada das atividades, pois vai contribuir para o resultado. Do contrário seria apenas uma brincadeira de recreio.
O IMEP possui o curso de Ludoterapia No Contexto Educacional que vem contribuir para o desenvolvimento do profissional de ensino.
Nesta formação, o professor recebe subsídios, teóricos e práticos, especializando profissionais para intervirem pedagogicamente junto aos alunos, estimulando a aprendizagem de maneira lúdica e divertida.
O professor recebe uma matriz curricular que atuará principalmente na Educação Infantil, nos processos de ensino e de aprendizagem e as possíveis conexões com o mundo da ludicidade, dos brinquedos e das brincadeiras.
Expanda seus horizontes!