fbpx

Blog

Apoio ao Professor Ensino Básico

O Constante Desafio de Educar para o Futuro!

Hoje é um bom dia para lembrar as sábias palavras de Jean Piaget: “O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram”

Nesse Dia da Educação escolhemos falar do constante desafio de educar para o futuro, discussão que se mostra necessária agora, mais do que nunca!

Nesse sentido, o papel do educador também precisa ser revisitado, uma vez que todo sistema educacional foi colocado à prova com a pandemia.

Ainda falando de pandemia, outro fato alarmante é o distanciamento entre a educação pública e a privada, lembrando que muitos alunos da rede pública não possuem maneiras de acompanhar as aulas on-line por falta de recursos.

Essas questões sociais nos mostram, mais uma vez, que a educação não está reservada aos muros da escola. Podemos afirmar também, no papel de educadores, que não estávamos preparados para essa mudança.

Educar para o Futuro.

Esse período nos transformou e por mais que as escolas reabram hoje mesmo, os alunos não serão os mesmos e os educadores também não.

Pudemos perceber pontos de melhoria no sistema educacional, na grade curricular, na maneira de expor o conteúdo e até mesmo no conteúdo em si.

Criar pessoas capazes de fazer coisas novas, como Piaget disse em sua célebre frase, requer a quebra de paradigmas e a vontade de fazer diferente.

Para que possamos executar tal feito, precisamos, acima de tudo, estar conscientes do nosso papel.

Exercitando o Poder de Escolha

Vamos analisar juntos apenas uma das questões que precisam ser repensadas. Percebemos que a quantidade de informação que temos a disposição é enorme e que escolhemos o que queremos saber ou não.

Rolamos o feed da nossa rede social com diversas opções de informação e escolhemos, pesquisamos no Google o que nos dá mais vontade de saber, escolhemos o filme e série que queremos ver, na hora que queremos ver.

Da mesma maneira, nossos alunos em aula on-line gravada, estão escolhendo qual matéria querem assistir primeiro, qual aula eles querem reprisar, qual exercício eles querem fazer e assim por diante.

Olhando de forma positiva, estão exercitando a autonomia, habilidade tão importante para que nossas crianças cresçam com responsabilidade.

Porém, no retorno às aulas, essa suposta ideia de autonomia acabará, quando eles tiverem que cumprir a grade nos horários e dias de aula, sem direito a optar e escolher. O que vamos colher disso? Não sabemos, apenas podemos especular.

O que podemos fazer a respeito?

Essa é a grande pergunta! Como educadores temos condições de analisar e propor melhorias em nossa escola, nossas aulas e até mesmo encontrar maneiras diferentes de executá-las sem desrespeitar as regras da Instituição de Ensino.

A educação precisa dos educadores para acontecer. Nós, como educadores, precisamos ampliar nosso papel e educar, não somente as crianças, mas a sociedade, os governantes e tomadores de decisão.

Educar para o Futuro requer um esforço grande da nossa parte, pois nós temos as ferramentas para construir um futuro melhor!

A Educação precisa de coisas novas!

Se o problema mudou, não dá para aplicar a mesma fórmula, certo?

A educação é fruto da nossa participação como educadores e nesse momento ela precisa de atenção, de cuidado e de carinho.

Não haverá pessoas com pensamento diferente se continuarmos usando a mesma forma de ensino.

Se você está interessada em transformar sua atuação como profissional da educação, precisa também buscar alternativas de ensino.

Aqui no IMEP você encontra uma gama de cursos com o objetivo de formar e informar os profissionais da educação para que possam promover as mudanças que o mundo precisa.

 

Conheça os cursos do IMEP

O Instituto ode Educação Profissional (IMEP) surgiu da experiência dos seus fundadores na área da Educação como Professor, Coordenador e Diretor na rede pública e particular de ensino.

Com esta vasta experiência, e identificando a carência de cursos de qualidade que capacitem adequadamente os profissionais de educação, surgiu o IMEP EDUCACIONAL.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *