Hoje, dia mundial da Conscientização do Autismo, trazemos o desafio da inclusão das crianças com autismo nas escolas regulares. Mais do que uma lei, a escola inclusiva é um direito de todos e para ser assegurado é preciso capacitação e entendimento.
O ingresso de crianças com autismo em escolas regulares é um direito garantido por lei e consta no capítulo V da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que trata sobre a Educação Especial.
A redação da Lei deixa claro o papel da Escola em visar a efetiva integração do estudante à vida em sociedade.
Além da LDB, esse direito é garantido também pela Constituição Federal, pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
O que impede então o ingresso de crianças com autismo nas escolas regulares?
A falta de capacitação e preparo dos profissionais são os principais fatores que impedem o ingresso de crianças com autismo em escolas regulares.
Muitas escolas entendem que precisam de medidas facilitadoras, como cuidadores, professoras de reforço e salas de aceleração, porém isso não resolve, muito menos atendem o desafio da inclusão.
É importante olhar para a escola como um todo, pois qualificar uma escola para receber todas as crianças implica na implantação de medidas de outra natureza e acima de tudo, a responsabilidade de todos os envolvidos.
A experiência inclui todas as crianças
As escolas que adotam uma postura inclusiva promovem essa habilidade também para as crianças não autistas ou não portadoras de deficiências e seus pais. Todos aprendem a respeitar e aceitar, inclusive as próprias limitações.
Ao criar uma estrutura exclusiva para as crianças autistas como salas de aceleração ou o apoio de terapeutas em sala de aula, a escola estará excluindo a criança autista do convívio geral, passando a mensagem de que é preciso toda uma estrutura para lidar com uma criança autista.
Ao ver toda essa dificuldade…quem vai querer se aproximar e interagir?
Professores e profissionais capacitados são o único caminho
Para atender essa lacuna, o IMEP lançou o curso de pós-graduação em Educação Inclusiva com ênfase em Autismo.
O curso visa discutir conhecimentos sobre a compreensão das potencialidades, das limitações e das diferenças das pessoas, criando condições para que o egresso proponha ações interativas com a sociedade, trabalhando em prol da inclusão dos alunos com necessidades especiais nos processos educativos e sociais mais amplos.
O IMEP acredita que, mais do que a aprendizagem em si, é preciso se ater à qualidade de ensino oferecida, capacitando os profissionais para que esses possam criar planos de ensino adequados e inclusivos, que respeitem e proponham atividades diversificadas, considerando o conhecimento que cada aluno traz para a escola regular.
Conheça os cursos do IMEP
O Instituto Multidisciplinar de Educação Profissional (IMEP) surgiu da experiência dos seus fundadores na área da Educação como Professor, Coordenador e Diretor na rede pública e particular de ensino.
Com esta vasta experiência, e identificando a carência de cursos de qualidade que capacitem adequadamente os profissionais de educação, surgiu o IMEP EDUCACIONAL.