fbpx

Blog

Apoio ao Professor Especialização Evolução Funcional Sem categoria

O papel da ARTE na Educação

Hoje, dia mundial da arte, vale uma reflexão sobre o papel da arte na educação.

Principalmente, na Educação Infantil, a arte é uma importante ferramenta, pois estimula o desenvolvimento das crianças. Como você bem sabe, por intermédio da arte, é possível desenvolver habilidades motoras além de permitir que a criança se expresse e descubra suas próprias habilidades.

O grande desafio para muitos educadores está em buscar como fazer isso, a fim de explorar e estimular a criatividade das crianças da melhor maneira possível. O papel da arte na educação vai além de ensinar as cores primárias ou pintar dentro da linha.

 

A expressão das emoções

A expressão das emoções é uma parte importante para a melhoria da vida social, principalmente na infância — quando o humano começa a ter consciência dos próprios sentimentos e ações.

Nesse sentido, à medida que as crianças compreendem o funcionamento do mundo à sua volta, tornam-se capazes de interpretar o que sentem e expressar essas emoções com o desenho e da pintura.

Essa forma de expressão já ocorre a milhares de anos. Desde a época das cavernas, os seres humanos utilizam o desenho para se comunicar, expressar a sua visão de mundo e transmitir conhecimento.

Com a evolução das ferramentas e o desenvolvimento da escrita, a arte passou a representar a estética, por meio da expressão artística. Ainda assim, não podemos tirar da arte seu papel de comunicar a evolução dos tempos.

A busca pela capacitação

Conhecer as atividades adequadas para cada faixa etária contribui para o melhor aproveitamento da aula.

Nesse sentido, o IMEP possui uma série de cursos de capacitação que contam pontos na evolução funcional, além de munir de conhecimento e técnica, os profissionais da educação.

Com a arte é possível desenvolver nos alunos:

– Habilidade de reconhecer a si e o meio em que vivem: com atividades artísticas dirigidas, os professores podem perceber se as informações externas estão sendo absorvidas pelas crianças e se elas conseguem interpretar os comandos que recebem fomentando uma atitude independente e socializadora.

  • Estimular a escrita: utilizando materiais para desenhar como: lápis de cor, giz de cera, tintas, pincéis, podemos estimular os movimentos e a coordenação motora que, mais tarde, auxiliarão na alfabetização.
  • Potencializar a criatividade: o papel da arte na educação também auxilia os educadores em sua importante missão que é aflorar, cada vez mais, o senso criativo das crianças.
  • Desenvolvimento do pensamento crítico: outro papel importante que a arte contribui está relacionado ao pensamento crítico, permitindo a reflexão acerca de obras e estilos.

  Os benefícios são enormes, desde que aplicadas as técnicas adequadas para o objetivo da aula e faixa etária dos alunos.

 

Conheça os cursos do IMEP

Os cursos de Arte e Musicalidade, bem como o de Arte e educação visam ampliar o conhecimento dos educadores nesse sentido.

Outro curso muito procurado é a Pós-graduação em Arte, História e Educação nos Museus Paulistas. Consulte o site para ver os demais cursos disponíveis.

O Instituto Multidisciplinar de Educação Profissional (IMEP) surgiu da experiência dos seus fundadores na área da Educação como Professor, Coordenador e Diretor na rede pública e particular de ensino.

Com esta vasta experiência, e identificando a carência de cursos de qualidade que capacitem adequadamente os profissionais de educação, surgiu o IMEP EDUCACIONAL.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *