fbpx

Blog

Sem categoria

O que é formação pedagógica para bacharéis e tecnólogos?

A Formação Pedagógica para Bacharéis e Tecnólogos, também conhecida como Licenciatura para Graduados é uma excelente maneira de aumentar seus rendimentos atuando como professor e professora, dentro da sua área de conhecimento.

Ou seja, são cursos com o objetivo de formar professores, com disciplinas voltadas à didática, pedagogia e psicologia da educação.

São cursos de duração entre 6 ou 12 meses, pois fazem o aproveitamento dos estudos da sua graduação, focando apenas na formação pedagógica para bacharéis e tecnólogos.

 

Por que optar por Bacharelado ou Licenciatura se você pode ter os dois?

Se você optou pelo bacharelado, recebeu um diploma que o habilita a atuar na área de maneira bem ampla e diversa, podendo seguir a carreira dentro de uma empresa, abrir seu próprio negócio ou até mesmo optar por seguir a carreira acadêmica como pesquisador.

 

Já no caso da Licenciatura, o diploma habilita a lecionar em escolas públicas ou particulares. Nesse sentido, além do conteúdo teórico, você terá acesso ao conteúdo da licenciatura, com matérias da área da pedagogia e do ensino, como Didática, Prática de Estágio, Psicologia da Educação, Libras, Metodologia de Ensino, Fundamentos da Educação, Práticas Pedagógicas etc.

 

Valorização do currículo

Cada vez mais, a formação superior é critério indispensável no currículo. Entretanto, somar a graduação de licenciatura não é apenas acumular diplomas e certificados, mas demonstrar que possui conhecimento aprofundado e didática para contribuir com o desenvolvimento da equipe e trazer bons resultados.

Além disso, os recrutadores percebem a sua dedicação aos estudos e a preocupação em manter-se atualizado, ou seja, isso também funciona como uma vantagem competitiva no mercado de trabalho.

 

Contribuição para a melhoria da qualidade de ensino

Imagine o quanto você pode contribuir para os alunos se, além do conhecimento acadêmico, você transmitir a experiência prática que possui.

Esse também foi um dos fatores que motivaram o MEC a criar a resolução R2 que permite a formação pedagógica para bacharéis e tecnólogos. Uma maneira de trazer mais atualidade e aplicabilidade para o ensino.

 

Agrega conhecimentos específicos à formação

Mesmo sendo formado, existem muitos conceitos que vimos no ensino médio e nem sempre utilizamos novamente, mas a oportunidade de revisitar esses conceitos hoje, poderá trazer um novo significado para esse assunto.

Dessa forma, além de ensinar você também terá a oportunidade de reaprender!

Por exemplo, uma pessoa formada em engenharia pode optar por licenciatura em matemática e além de rever conceitos específicos poderá ensinar de forma prática, a aplicação da matemática em cálculos de área e projetos.

 

Aproveite a oportunidade da Formação Pedagógica para Bacharéis e Tecnólogos

Essa formação contribui para o ensino de jovens e crianças, mas também contribui para que você possa obter maiores rendimentos, pois poderá atuar como professor e professora, além da sua graduação como bacharel ou tecnólogo.

Esse é o objetivo da Resolução 2 (R2/15), criada pelo CNE (Conselho Nacional de Educação) e que faz aproveitamento dos estudos de sua graduação (seja bacharel ou tecnólogo) garantindo um certificado reconhecido pelo MEC e com a mesma equivalência de uma licenciatura realizada em 3 anos. O certificado possui validade nacional e está amparado pela resolução.

 

Agora que tal conhecer os Cursos que o IMEP tem para você:

  • Ciências Biológicas – Duração: 6 meses
  • Matemática – Duração: 6 meses
  • Letras – Português / Inglês / Espanhol– Duração: 6 meses
  • História – Duração 6 meses

A grade curricular inclui disciplinas relacionadas a Gestão Educacional como: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Fundamentos da Educação, Libras entre outras disciplinas que irão prepará-lo para lecionar.

Veja a grade completa em nosso Site

 

Aqui no IMEP EDUCACIONAL você receberá uma sólida formação docente, podendo contribuir com segurança para a educação de nossos jovens e crianças.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *