fbpx

Blog

Apoio ao Professor Especialização Evolução Funcional

Quando escolher a segunda licenciatura do IMEP?

Quando e como escolher a Segunda Licenciatura tem sido um assunto bastante comentado e se você tem dúvidas do tipo: Por que uma segunda licenciatura? Por que a duração é tão curta? Isso vai aumentar o meu salário? Eu sugiro que você continue a leitura, pois nesse artigo você vai encontrar todas as respostas!

Para que serve a Segunda Licenciatura?

Sua implantação surgiu da necessidade de ampliar a atuação dos professores em outras áreas de ensino, ou seja, os professores licenciados em um campo do conhecimento poderão atuar em outra disciplina, desde que sejam habilitados.

Foi regulamentada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em 2015.

Portanto, a segunda licenciatura só serve para quem já é graduado e licenciado.

 

Diferença entre Graduação e Segunda Licenciatura

Apesar da similaridade entre os cursos de graduação em licenciatura e os cursos de bacharel, a grande diferença está na atuação.

O curso de graduação em licenciatura é destinado à formação de professores em diversas áreas do conhecimento, como: Geografia, Química, Matemática, História etc.

Esses professores estarão aptos a trabalhar em escolas de nível básico, fundamental, ensino médio e superior. Por sua vez, o bacharelado é voltado mais para o mercado de trabalho convencional.

Esses cursos possuem a duração completa que, geralmente é de 4 anos. A Segunda licenciatura traz vantagens, principalmente, em relação ao tempo desse segundo curso pretendido.

Veja a seguir

 

Qual a duração dos cursos da Segunda Licenciatura

Uma característica interessante desses cursos é, sem dúvida, a sua duração mais curta.

No entanto, vale lembrar que são cursos complementares, por isso sua carga horária é menor.

Você pode ter sua primeira licenciatura em matemática, por exemplo, e decidir fazer a segunda licenciatura em História. (vou colocar o link)

Nesse sentido, em até 1 ano você poderá atuar em duas disciplinas, aumentando suas chances de renda.

Mais pontos para sua Evolução Funcional

A Segunda Licenciatura conta pontos na Evolução Funcional permitindo a sua promoção no Quadro dos Profissionais da Educação (QPE) utilizado pela rede de ensino municipal.

Com a promulgação da Lei Complementar nº 836/1997, as antigas formas de promoção foram substituídas por, basicamente, um sistema baseado na avaliação de indicadores de crescimento da capacidade potencial de trabalho do profissional de ensino, denominado Evolução Funcional.

Dessa forma, mesmo que você faça parte da Rede de Ensino das Escolas Privadas, esses cursos ampliarão suas chances de atuação e ganhos.

Lembrando que toda atualização é sempre bem-vinda e necessária, nesse mundo em constante transformação no qual vivemos.

As Vantagens da Segunda Licenciatura no IMEP Educacional

No IMEP você encontra cursos on-line e presenciais, Autorizados e Reconhecidos pelo MEC. Só aí você já tem uma enorme vantagem, pois não corre o risco de perder o investimento em um curso que não será aceito depois.

Aliás, sempre pesquise a instituição para garantir que o curso tenha, no mínimo, a autorização para a formação de turmas.

Ter um curso Autorizado pelo MEC é a primeira etapa do processo de reconhecimento.

Após a primeira turma formada é feito um requerimento ao MEC para que então o curso passe de “Autorizado” para “Reconhecido”.

Esse processo é um pouco demorado, requer a inspeção presencial de auditores do MEC para análise das instalações físicas, bem como currículo dos professores atuantes no curso em questão.

Infelizmente, muitas instituições abrem cursos sem, nem mesmo, receberem a autorização do MEC.

Conheça o IMEP Educacional

O Instituto Multidisciplinar de Educação Profissional (IMEP) surgiu da experiência dos seus fundadores na área da Educação como Professor, Coordenador e Diretor na rede pública e particular de ensino.

Com esta vasta experiência, e identificando a carência de cursos de qualidade que capacitem adequadamente os profissionais de educação, surgiu o IMEP EDUCACIONAL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *