fbpx

Blog

Apoio ao Professor eLearning Especialização Evolução Funcional

Você Conhece o termo Lifelong Learning?

O lifelong learning significa Educação Contínua e tem sido bastante discutido hoje em dia.

Como você sabe bem, para evoluir e se destacar no mercado de trabalho educacional, é preciso dominar uma série de conhecimentos e habilidades.

Esses conhecimentos e habilidades são constantemente atualizados pela transformação da humanidade, por essa razão podemos chamar de educação contínua ou lifelong learning.

No Brasil, essa prática ainda está ganhando terreno, porém, ela é bastante popular no resto do mundo, sobretudo nos países desenvolvidos.

 

O que é lifelong learning?

O lifelong learning sustenta a ideia de que os estudos devem ser permanentes, e não apenas durante um período da vida.

Cumprir somente os anos escolares e encerrar os estudos após a graduação é uma prática que vai contra o desenvolvimento humano que ocorre sem prazo determinado ou definido.

Mudanças e transformações acontecem o tempo todo e manter a mente em estado de “aprendizagem” nos ajuda a entender melhor essas transformações.

 

Qual é o objetivo do lifelong learning?

O objetivo é muito claro e evidente. A ideia central do lifelong learning é estimular a continuidade dos estudos.

Mas veja bem, isso não significa incluir mais etapas na educação básica ou profissional, mas sim permitir e incentivar o estudo de outros assuntos e matérias, mesmo que por curiosidade.

Aristóteles disse: “a alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais”.

Portanto, podemos assumir que a busca pela educação permanente acontece de maneira voluntária e proativa, impulsionada pelo prazer em saber.

Por outro lado, existe uma grande competitividade no mercado de trabalho e isso faz com que busquemos nos diferenciar e a melhor maneira de fazer isso é com a busca por informação e conhecimento.

 

Quem ganha com esse estilo de vida?

Podemos dizer que o lifelong learning se torna um estilo de vida uma vez que o indivíduo exercita esse hábito e busca assuntos diferenciados para aprender. Acaba um curso e já começa um outro.

Imagine quanta informação e conhecimento pode ter uma pessoa de 50 anos de idade que terminou os estudos formais e vem fazendo cursos e mais cursos até hoje?

Além de adquirir o conhecimento, essa pessoa consegue se adaptar mais facilmente às mudanças e transformações naturais da vida.

O senso crítico apurado permite que a própria pessoa, no papel de aprendiz, não descarte nenhuma ideia até que seja discutida e todos os seus pontos sejam levantados e analisados.

 

Essa é a transformação que o mundo precisa.

Nesse sentido, a teoria do lifelong learning é essencial para as instituições que querem formar alunos preparados para os desafios futuros e quem ganha com isso é a sociedade, o país e o mundo!

Além, é claro, de que o aumento do número de professores especializados também deverá crescer aumentando as chances de melhoria nos salários.

Essa conta é até gostosa de fazer pois, se um indivíduo de 50 anos estuda por:

 12 anos (fundamental e médio)

+ 4 anos de faculdade (apenas uma média)

+ 2 anos de pós-graduação

= 18 anos de estudos formais

+ 24 anos de estudos diversos no estilo lifelong learning.

Você acha que esse indivíduo terá dificuldade em conseguir bons empregos, mesmo aos 50 anos de idade?

Sem dúvida, o desenvolvimento de novas habilidades e competências está entre os motivos mais relevantes para adotar o lifelong learning. 

 

Lifelong Learning impulsiona carreiras

Um educador que escolhe a educação continuada como modelo de vida se torna versátil e extremamente necessário no mercado de trabalho educacional, independente da sua idade!

Pode criar métodos revolucionários de ensino e contribuir de maneira ainda mais significativa para a educação.

Outra possibilidade é  montar sua própria consultoria e prestar serviços educacionais para as escolas ou meio corporativo.

Possibilita também o desenvolvimento de novas linhas de pesquisa e desenvolvimento.

Existem tantas novas possibilidades que fica até difícil visualizar.

Nós, aqui no IMEP temos essa filosofia e oferecemos cursos dos mais variados temas, buscando sempre incentivar o lifelong learning.

 

Conheça o IMEP Educacional

O Instituto Multidisciplinar de Educação Profissional (IMEP) surgiu da experiência dos seus fundadores na área da Educação como Professor, Coordenador e Diretor na rede pública e particular de ensino.

Com esta vasta experiência, e identificando a carência de cursos de qualidade que capacitem adequadamente os profissionais de educação, surgiu o IMEP EDUCACIONAL.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *