fbpx

Blog

Ensino Básico Sem categoria

Você sabe o que significa a Educação de Jovens e Adultos – EJA?

Essa é uma modalidade de ensino destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na idade apropriada.

Anteriormente conhecida como Ensino Supletivo, essa modalidade permite ao cidadão o direito de estudar e assim conseguir a qualificação para obter melhores oportunidades no mercado de trabalho.

 

O que é EJA

A sigla EJA significa Educação para Jovens e Adultos. Representa uma das sete modalidades educacionais definidas pelo Ministério da Educação com o intuito de garantir aos cidadãos brasileiros o direito a educação, mesmo que fora do período regular.

Sabemos que por vários fatores, muitos jovens e adultos se ausentaram das salas de aula. Seja para trabalhar e ajudar a família, ou porque na época da educação regular não perceberam a importância disso, ou não foram incentivados pelo meio em que vivem.

Nesse sentido, a possibilidade de concluir os estudos do ensino básico e fundamental de maneira mais rápida é, além de tudo, uma forma de incentivar essas pessoas a buscarem a escolarização e assim conseguirem melhores oportunidades no mercado de trabalho.

 

Quais são as regras para entrar na EJA?

EJA Ensino Fundamental: destinada a jovens a partir de 18 anos que não completaram a etapa entre o 1º e o 9° ano. Nessa etapa, os alunos aprendem novas formas de pensar e projetar seu futuro.

 

– EJA Ensino Médio: também destinada a alunos maiores de 18 anos que não completaram o Ensino Médio, fase final da Educação Básica no Brasil.

Com essa etapa concluída, o aluno está preparado para realizar provas de vestibular e Enem, podendo ingressar em universidades e consequentemente, melhorando suas oportunidades no mercado de trabalho.

 

Modalidades da EJA

Aqui no IMEP, o curso é 100% Online (EAD).

Em outras palavras, o aluno poderá estudar sem sair de casa. Isso representa uma grande economia em transporte e alimentação, além de poder estudar no melhor horário para o aluno.

Por exemplo, aqueles que trabalham durante a noite poderão estudar durante o dia e aqueles que trabalham em horário comercial também possuem a liberdade de escolher seu horário de estudo.

 

Veja como o curso funciona aqui no IMEP

O curso é dividido em 4 módulos. Em cada módulo o aluno assiste as vídeo aulas e faz exercícios no ambiente virtual, ainda assim, para alunos que não tenham acesso à internet ou não queiram utilizar da plataforma online, o curso será disponibilizado em apostilas;

Ao final de cada módulo o aluno agenda a prova presencial no polo credenciado;

A média mínima para aprovação é de 5 pontos em cada módulo, caso não alcance a média, o aluno poderá fazer atividades de recuperação e assim conseguir o mínimo exigido.

 

O que o aluno aprende na EJA?

Ao contrário do ensino curricular, o ensino na EJA é diferenciado e adequado ao entendimento de jovens e adultos.

A grade curricular atende a Base Nacional Comum Curricular, que define aprendizagens necessárias para o desenvolvimento do aluno na Educação Básica do país.

Em resumo, as disciplinas são:

– Para o Ensino Fundamental: Língua Portuguesa, Ciências, Matemática, Inglês, Artes, Educação Física, História e Geografia.

– Para o Ensino Médio: História, Sociologia, Filosofia, Língua Portuguesa, Inglês, Artes, Educação Física, Ciências, Matemática, Química e Física.

 

Como obter o Certificado EJA

Para obter o certificado é necessário fazer uma prova que avalia as competências dos estudantes para a obtenção do certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

A inscrição é gratuita e aqui no IMEP nós orientamos os alunos para que consigam obter a certificação adequadamente.

 

Venha para o IMEP

Quer ter a oportunidade de terminar os estudos em menos tempo e com preços e condições diferenciadas?

Venha para o IMEP Educacional!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *