fbpx

Blog

Apoio ao Professor

Volta às aulas presenciais e o futuro da educação

O avanço da vacinação já nos deixa pensar na volta às aulas presenciais com mais segurança e tranquilidade.

Isso também nos faz pensar no que podemos esperar e como podemos nos preparar para essas crianças que estão há tanto tempo fora de uma sala de aula?

Portanto, eu te convido a ler e comentar nesse artigo para formarmos uma opinião sobre isso!

 

A Escola

Primeiramente, vamos começar do mais básico: o ambiente escolar!

Como podemos deixar a escola mais aconchegante e interessante para nossas crianças?

Afinal de contas, mesmo pensando que o simples fato de retornar já é um grande atrativo, será que podemos inserir alguma novidade ou mudança que estimule os alunos?

Talvez a própria disposição das carteiras, a decoração da sala ou dos espaços de convivência. Já pensou como pode ser interessante para eles?

 

Estimular a interação nas aulas presenciais

Podemos também lembrar que eles, assim como nós, professores, passamos muito tempo afastados e vamos querer interagir mais, as conversas poderão ser mais longas, a bagunça e o barulho também deverão ser maiores, pelo menos no começo.

Acho prudente pensarmos num plano de ação que estimule e permita essa interação que é tão importante para o desenvolvimento deles.

Atividades dirigidas e integrativas podem ajudar nessa empreitada de maneira ordenada, sem que a gente perca muito o controle!

 

Aprendizagem assíncrona

A autonomia que os alunos desenvolveram em casa precisa ser considerada.

As aulas gravadas e atividades propostas permitiram uma dinâmica chamada de aprendizagem assíncrona.

Nessa forma de aprendizagem, o professor incentiva os alunos a desenvolverem as atividades em seu próprio ritmo, por meio de pesquisas ou parceria com colegas de classe.

Sabemos que durante as aulas presenciais precisamos controlar o tempo e manter todos dentro do mesmo ritmo, mas isso não nos impede de estimular a continuidade do estudo.

 

Aulas presenciais com mais debates

Talvez possamos oferecer em sala a discussão dos assuntos, a exposição das ideias e o debate saudável para a formação de opiniões.

Vale mencionar uma parte da entrevista do vice-presidente de Educação na Microsoft – Anthony Salcito.

Ele foi perguntado sobre como a Microsoft analisa o retorno às aulas presenciais e comenta: 

“Precisamos ser mais atenciosos sobre como usamos nosso tempo juntos, reconhecendo que tudo isso nos leva a uma oportunidade de perceber que devemos reimaginar o potencial e a oportunidade que a educação enfrenta.”

De fato, estamos diante de uma grande oportunidade de rever nossa maneira de ensinar e de aprender.

 

O que os educadores pensam disso?

Aqui chega o momento em que nós podemos assumir o protagonismo e contribuir para a formação de uma escola e uma escolarização mais relevante aos tempos futuros.

O que você me diz? Exponha sua opinião aqui para produzirmos um debate amistoso!

 

Conheça o IMEP Educacional

O Instituto Multidisciplinar de Educação Profissional (IMEP) surgiu da experiência dos seus fundadores na área da Educação como Professor, Coordenador e Diretor na rede pública e particular de ensino.

Com esta vasta experiência, e identificando a carência de cursos de qualidade que capacitem adequadamente os profissionais de educação, surgiu o IMEP EDUCACIONAL.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *